Agenda Municipal / Festas, Feiras e Romarias Dia Internacional dos Museus 2022: O poder dos museus

Qua 18 a Dom 22 Mai
Programa Rede de Museus de Famalicão

Museus de Famalicão

Entrada gratuita | A programação completa pode ser consultada em www.famalicao.pt e Facebook da Rede de Museus | Horário: quarta a sexta das 10h às 17h30; Sábado e Domingo, das 10h às 12h30 e das 14h30 às 17h30.

No Dia Internacional dos Museus 2022, a Rede de Museus de Famalicão promove uma programação diversa, relacionada com o tema da comemoração: O poder dos museus. Entre os dias 18 e 22 de maio, os Museus de Famalicão estarão de portas abertas para receber o público com atividades presenciais, como oficinas, visitas orientadas, momentos musicais, pedipapers, roteiros e peças teatrais. Nas redes sociais, a efeméride também se faz presente, através de atividades online.

Programação presencial

Cordel d'Estórias

18 a 20 de maio, das 10 às 17h30. 21 e 22 de maio, das 10 às 12h30 e das 14h30 às 17h30 | Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa

Entrada gratuita

Quantas estórias guarda a Capela da Lapa? O Museu de Arte Sacra convida-o a partilhar as suas memórias através desta atividade participada.

Visita orientada na Fundação Castro Alves

18 a 20 de maio, das 10h às 17h30. 21 e 22 de maio, das 10h às 12h30 e das 14h30 às 17h30 | Entrada gratuita

Entre os dias 18 e 22 de maio, a Fundação Castro Alves oferece visitas orientadas ao seu espaço. Conheça a exposição permanente do Museu de Cerâmica Artística.

18 de maio
Lançamento do pedipaper "Cá dentro em família"

Fundação Cupertino de Miranda | 10h00

Entrada gratuita | Público-alvo: Público em geral | Atividade gratuita, devem pedir o pedipaper na receção

Desafiamos os visitantes a explorar o nosso Museu através de um pedipaper por 4 espaços de exposição permanente dedicados ao Surrealismo de 40 obras expostas. A proposta é experienciarem uma visita livre no encontro de respostas. Curiosos? O que será que conseguem descobrir de novo?

Oficina Talha de Papel

Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa | 10h00

Público-alvo: escolar | Atividade gratuita mediante inscrição através do email museuartesacra@famalicao.pt

Talha dourada é uma técnica escultórica em que madeira é talhada (esculpida) e posteriormente dourada, ou seja, revestida por uma película de ouro. Esta técnica tornou-se num dos principais cunhos do barroco do norte de Portugal nos séculos XVII e XVIII, especialmente no interior de igrejas e capelas em altares e retábulos. Após a visita na qual explora os conceitos de arte, estilo artístico e barroco, os participantes terão oportunidade de transpor, de forma criativa e utilizando a técnica do decalque ou o desenho, elementos visíveis característicos do barroco na talha dourada que exploraram.

Teatro de fantoches "As voltas que o mundo dá"

Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado | 10h30

Público-alvo: infanto-juvenil | Atividade gratuita mediante inscrição: museuferroviariofamalicao.pt ou seferroviariofamalicao.pt

O mundo dá voltas e voltas, e em todas as voltas dadas, uma página de história se vira. O progresso é bom, mas... O que seria do presente e futuro dos comboios, se não tivesse existido um passado? Quem seríamos nós sem a nossa história? O chefe de estação está muito triste, pois, entretanto, já ninguém precisará dele... Ele, que dedicou a sua vida à sua maior paixão: os seus comboios. Como lidará ele com esta tão grande perda? O que poderá fazer ele agora? Será ele apagado da memória das pessoas? Serão positivas todas estas voltas e voltas do mundo? Uma história para rir, e quase chorar, mas sem nunca esquecer que as memórias  nunca se devem apagar.

19 de maio

Roteiro "Juntos por uma causa"

Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa | 10h00

Público-alvo: público em geral | Entrada gratuita mediante inscrição através do email museuartesacra@famalicao.pt

Juntos por uma causa iremos percorrer as ruas da cidade para descobrir o trajeto histórico da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Famalicão recorrendo à dicotomia passado/presente em imagens, através da vida e obra de Francisco Ignácio Tinoco de Sousa junto da comunidade de Vila Nova de Famalicão.

Oficina Colecionadores de memórias

Fundação Castro Alves | 14h30

Público-alvo: Sénior | Atividade gratuita mediante inscrição: fundacao@fundacaocastroalves.org ou 252931053

A Oficina pretende a exploração de memórias que inspirem momentos de criatividade, ensejos emocionais e possibilite o ressignificar a função das mãos, através do amassar. Modelar a arte do barro numa visão comunitário do grupo, num sentimento de pertença e ligação social. É uma proposta de coleção de memórias e experiências perduráveis no tempo que completem o ser social que cada sénior representa. São reflexos que nem espelhos de uma sociedade inclusiva, que colecionam memórias e histórias.

20 de maio

Visita orientada - Museu de Arte Sacra da Capela Lapa | 14h30

Entrada gratuita | Público-alvo: Público em geral | Com Dr. Luís Amaral

Partindo da associação da Capela da Lapa ao Hospital da Santa Casa da Misericórdia, e considerando algumas peças do atual acervo artístico do Museu, Luís Carlos Amaral (FLUP/CITCEM-UP) propõe nesta Visita de Autor, uma abordagem do catolicismo português de Oitocentos e do seu processo de reconfiguração no interior de uma sociedade progressivamente secularizada

21 de maio

Visita orientada - Museu de Arte Sacra da Capela Lapa | 14h30

Entrada gratuita | Público-alvo: Público em geral | Com Dr. José Machado Nogueira

O Barroco é um século artístico que surgiu no século XVI e se estendeu até ao começo do século XVIII. Este estilo chegou às diferentes linguagens artísticas: arquitetura, pintura, escultura, ourivesaria... Numa visita ao interior da Capela da Lapa parte-se à descoberta das diferentes características deste estilo artístico na escultura, na pintura e na ourivesaria.

Visita orientada - Fundação Cupertino de Miranda | 15h00

Entrada gratuita mediante inscrição até 17 de maio: museu@fcm.org.pt | Público-alvo: público em geral | Lotação: 30 pessoas (mínimo de 8) | Duração: 45 min.

Rui Aguiar (1944), sem ter estado ligado - por idade e por vontade de independência - às atividades coletivas dos surrealistas portugueses, existem na sua obra forte ligações com as suas práticas artísticas em diálogo de sucessivas justaposições, conjunções ou fusões. Das raízes dispersas apresenta um itinerário de um artista "absolutamente moderno" através de núcleos de desenhos, colagens, pinturas, objetos e vídeos.

Apresentação do livro "De Passagem. Moçambique 1970/73

Museu da Guerra Colonial | 15h30

Entrada gratuita | Público-alvo: público em geral

Lançamento da publicação "De Passagem. Moçambique 1970/73", que pretende, através de um testemunho pessoal, alcançar, homenagear e dar rosto ao universo dos ex-combatentes da Guerra Colonial num momento em que se tem o distanciamento suficiente para levantar o véu a história. Esta publicação tem a coleção pessoal de Mário Martins e a colaboração e participação de Maria José Lobo Antunes e de Aniceto Afonso Capitão de Abril e historiador.

As cores do chá (Workshop com degustação)

Casa-Museu Soledade Malvar | 16h00

Público-alvo: Sénior | Lotação: 12 pessoas | Atividade gratuita mediante marcação: soledademalvar@famalicao.pt

Workshop de 2 horas intitulado "As cores do chá" - da planta do chá (Camellia sinensis) podem ser produzidos chás de quase todas as cores. Na taça podem aparecer os infinitos tons de branco, verde, amarelo, vermelho e preto, que trazem diferentes cheiros e experiências degustativas. Venha conhecer mais sobre o cultivo e a produção do chá neste workshop com degustação de chás de diferentes cores e origens.

22 de maio

Visita orientada - Museu da Confraria de Nossa Senhora do Carmo de Lemenhe | 10h00

Público-alvo: comunidade em geral | Entrada gratuita mediante marcação: 967323979 | Duração: 30 min.

A bandeira, ou pendão processional, é um dos atributos da Confraria da Nossa Senhora do Carmo de Lemenhe e com a qual esta confraria marcava presença nas procissões em honra da sua padroeira. Qua significados carregam os símbolos nela inscritos?

Visita-Oficina Quem foi Bernardino Machado? Duas ou três coisas que vou descobrir...

Museu Bernardino Machado | 11h00

Público-alvo: Famílias | Entrada gratuita mediante marcação: museu@bernardinomachado.org

Bernardino Machado era um homem com muitas facetas. Não foi só um dos Presidentes da República. Ao longo da sua vida mostrou saber adaptar-se às funções que assumiu e aos diferentes papeis que protagonizou. Junta-te a nós para descobrir em família duas ou três coisas sobre Bernardino Machado.

A dançar com as Máquinas

Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave | 15h00

Entrada gratuita | Público-alvo: comunidade em geral

O Museu Têxtil oferece àqueles que o visitam um leque de aprendizagens, tanto a nível histórico como a nível atual, abordando temas como o impacto da produção têxtil e dos seus consumos individuais. Neste espetáculo, as máquinas que habitam no museu acordam de um sono profundo e, como numa dança eufórica, movimentam-se e cantam enquanto tecem belíssimas obras de arte.
O público poderá usufruir de uma viagem imensa pelos cantos do Museu, uma viagem à história que este tem para lhes contar e ainda terá a oportunidade de emergir numa dança entre bailarinos e máquinas que numa só harmonia criam Arte ao vivo.

Visita orientada - Museu da Guerra Colonial | 15h00

Público-alvo: Público em geral, Alunos, Combatentes, Estudiosos da Temática da Guerra Colonial | Entrada gratuita mediante marcação: info@museuguerracolonial.pt ou 252217998

Oportunidade para conhecer o papel das mulheres enfermeiras paraquedistas a partir dos objetos oferecidos pela enfermeira paraquedista Rosa Serra ao MGC e a partir das pinturas de guerra produzidas por mulheres de combatentes, com base nas memórias contadas.

Teatro de fantoches "As voltas que o mundo dá"

Museu Nacional Ferroviário - Núcleo de Lousado | 15h30

Público-alvo: Infanto-juvenil | Atividade gratuita mediante inscrição: museuferroviariofamalicao.pt ou seferroviariofamalicao.pt

O mundo dá voltas e voltas, e em todas as voltas dadas, uma página de história se vira. O progresso é bom, mas... O que seria do presente e futuro dos comboios, se não tivesse existido um passado? Quem seríamos nós sem a nossa história? O chefe de estação está muito triste, pois, entretanto, já ninguém precisará dele... Ele, que dedicou a sua vida à sua maior paixão: os seus comboios. Como lidará ele com esta tão grande perda? O que poderá fazer ele agora? Será ele apagado da memória das pessoas? Serão positivas todas estas voltas e voltas do mundo? Uma história para rir, e quase chorar, mas sem nunca esquecer que as memórias  nunca se devem apagar.


Programação Online

A cada dia uma descoberta...

18 a 22 de maio | 10h00

Público-alvo: Famílias | Atividade online na página Facebook do Museu Bernardino Machado: https://www.facebook.com/MuseuBernardinoMachado

De 18 a 22 de maio, o Museu Bernardino Machado lança, a cada dia, um novo desafio para os mais novos partirem em novas e empolgantes descobertas.

Objetos que brilham - Coleção de jóias de Soledade Malvar

20 de maio | 17h30

Público-alvo: Comunidade em geral | Atividade online na página Facebook da Rede de Museus: https://www.facebook.com/rededemuseusdevilanovadefamalicao

Uma visita virtual às jóias que habitam na Casa-Museu Soledade Malvar, falando um pouco sobre a sua origem e sobre os elementos que a caracterizam. Tendo por base o estudo da coleção efetuada por Thalita Sbragio, pretende-se dar a conhecer a um pouco mais sobre esta temática da coleção da Casa-Museu.


1111 leituras

Eventos que vão acontecer

Sáb 21 Mai

Exposições

Fragmento e Movimento do Tempo

Programa Rede de Museus de Famalicão - Dia Internacional dos Museus 2022

Museu Nacional Ferroviário - Núcleo Lousado | 15h00

Entrada gratuita
Sáb 21 Mai

Conferências

O papel do Museu da Indústria Têxtil na comunidade e no território

Programa Rede de Museus de Famalicão - Dia Internacional dos Museus 2022

Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave | 15h00

Entrada gratuita
Sáb 21 Mai

Festas, Feiras e Romarias

Noite europeia dos museus: Há noite no museu

Programa Rede de Museus de Famalicão

Museu Bernardino Machado - 23h00

Entrada gratuita