Agenda Municipal / Arte Circense Àmostra: Circo Contemporâneo

Ter 28 Jun a Dom 03 Jul
Programa Casa das Artes

Casa das Artes | Grande Auditório - 21h30

Entrada: 4 euros. Estudantes, Cartão Quadrilátero Cultural e Seniores (a partir de 65 anos): 2 euros

Coprodução Instituto Nacional de Artes do Circo / Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão | Apresentação do primeiro trabalho profissional dos Alunos Finalistas do Instituto Nacional de Artes do Circo

28 Jun

Erik Aarøy Meling - Untitled

É possível falar para um público geral como se fala com um grupo de amigos na intimidade? Ser tão claro com o que você comunica, que consegue ter toda a atenção das pessoas na palma da sua mão? Erik tenta comunicar como vê o mundo através dos seus óculos amarelos.

Ana Toro Bardeci - Tránsito Fluctuante

Com referência ao mito de Medusa, sacerdotisa do templo de Atena, que é violada pelo deus Poseidon e culpada por esse ato. Esta peça busca retratar a transformação de um corpo feminino em 3 momentos: a beleza física, entendida como prisão; a culpa, como símbolo de auto-opressão e a busca pela liberdade como símbolo de aceitação.

Anthi Papadimitriou - Kiklos

KIKLOS (círculo) é um universo paralelo, gerado por uma modificação arbitrária de eventos. Possuindo dimensões próprias de tempo e espaço, KIKLOS é um momento de reflexão dedicado à fragilidade da existência humana diante dos problemas da sociedade contemporânea. Confetes multicoloridos, sons crus e suaves, aros. O corpo humano celebra seus limites mentais através da música, discursos políticos, dança. KIKLOS é uma tentativa de questionar a decadência de si mesmo no mundo de hoje.

Josh & Cloé - Yāna

Inspirado por práticas espirituais pelo mundo fora, este dueto transmite a sabedoria antiga através de movimentos em espiral, em acrobacias, artes marciais e dança. No mundo moderno, podemos facilmente desconectar dos nossos eus interiores. Mas quanto mais nos reconhecemos, mais podemos conscientemente moldar o nosso futuro. Com movimentos únicos e fluidos, duas partes de um ser são retratados. A transformação do inconsciente em consciente. Yāna é sânscrito e significa veículo ou também um tipo ou método de prática no budismo. Este espetáculo é um veículo que leva o público a uma viagem pela natureza humana.


29 Jun

Jessica Lane - Prelúdio

Prelúdio baseia-se no mito da donzela guerreira ou na incrível fragilidade da mulher forte. Sozinha, uma equilibrista no apogeu do seu desequilíbrio, reconta os seus passos após um despertar lunático e eloquente. A ausência dela habita um arame tenso num universo particular, através de roupas de outrora e poesias sobre o circo frágil que ela criou enquanto caminhava até aqui. Prelúdio é uma história sobre descaminho ou um desequilíbrio pronto a objectivar-se.

Anton Birkholz - hello.sky

Ambientes limitados, desejo de libertação, loops, códigos, ritmos, novos códigos. Um jogo no palco que brinca com a relação entre som e ação através do malabarismo e do movimento. "hello.sky" é um estudo de padrões, linhas, causas e efeitos, que formam as regras da existência humana e questiona o controle que se tem para criar novas possibilidades.

Alisa Cheburkova - Vatra

Respira, expira. Respire… O nascer do sol segue a escuridão, apenas para ser engolido por ela novamente. Vida. Morte. Vida… A esperança da primavera transforma se na melancolia do outono, e nenhum verão será para sempre. Como pode algo tão poderoso e eterno, como o amor, estar contido em algo tão frágil e efémero, como a vida? Elevação. Cair. Elevação… Somos o vento que estava aqui há um momento, somos o fluxo do rio e o sussurro das folhas de outono caindo. Você pode aprender a não sentir isso, mas não pode endireitar a espiral do tempo. Performance onde o movimento invertido e contorcido representa diferentes estados da natureza e a plataforma giratória encarna a eterna e imparável passagem do tempo no ciclo da vida.

Lina Siragaki - Synesthesia

Sinestesia é um trabalho que aponta ao microscópio os estágios da vida humana desde o desenvolvimento pré-natal até a idade adulta. É a história de uma rapariga que tenta seguir seu próprio caminho, enquanto enfrenta as regras e os padrões de uma sociedade fria e conservadora. Nessa jornada, emerge a pura e profunda conexão entre a criança e a mãe, para nos lembrar que o amor é o que nos motiva a continuar nesse caminho chamado vida.


30 Jun

Luca Paties Moreira - Vitamina P

Um objectivo, uma linha preta e um caminho vertical. A “Rutina” é considera uma substância que faz bem ao funcionamento do organismo. Vitamina P… um espetáculo antioxidante que permite as células de receber os nutrientes do terreno.

Uria Shemesh - Shu?

A minha mãe disse, 'você não pode julgar alguém antes de andar no lugar deles.' Podemos aprender muito sobre uma pessoa através dos seus sapatos. O tipo de sapato, o modelo, a idade, o estado, o tamanho, os sinais de uso, quão apertados são os nós dos sapatos, quão sujos estão, o cheiro... É como seguir pegadas, quanto mais perto você observa os sapatos, mais consegue absorver, eles vão revelar tudo sobre a sua pessoa. Nesta mostra será exposta a relação entre o seu monociclo, e os sapatos que preenchem a lacuna entre eles.

Corey Leighton - Coffee Beats

A realidade é uma mistura de factos e ficção. Com o uso de circo, rap e batidas rítmicas, tento dar sentido a tudo isso. Nesta peça você encontrará tanto o absurdo quanto a verdade. Cabe a você decidir qual é qual. Ah, e vai ter café, muito café!

Sofya Polyakova - Do Nada

Através de sonhos e memórias, através da vida em busca de algo, algo real, significativo, algo meu.

1 Jul

Eline Sophie Nijboer - A constant reminder

Um dia descobres que os anos ficaram para trás, mas ninguém te disse quando correr. E tu corres e corres para alcançar o sol, mas ele está afundando e subindo atrás de ti novamente. Luz e escuridão, e luz novamente. Não importa o quão duro nós giremos, No final, o sol sempre vencerá. Ele corre e corre e nunca para. E eu estou correndo e correndo, fora do tempo.

Zoë Aldekoa - Argiz beterik burua

Brilhos em suspensão. Passando por diferentes corporalidades e texturas se desfaz e viaja fora do seu próprio eixo. Desconexão entre a mente e o presente, numa realidade exorbitante que te tira do lugar onde te encontras. O que acontece quando não tem mais ninguém no espaço?

Manuela Carvalho - Deixe-me des cobrir

Partindo de uma investigação com objetos quotidianos, "Deixe-me des cobrir" traz a construção de um universo íntimo onde diferentes texturas de movimentos transparecem ao corpo em cena. O que me oculta? O que me revela? O que me move? São questões que transformam esse universo.

Ivo Nicolau - OQNEPOMNOZCANC - O que não era para o Manel, nem o Zé comeu, aliás, ninguém comeu.

De céticos para céticos uma leitura de tarot, um prato a apodrecer, mas sempre comestível, uma Andorinha que nada, uma voz que manda e um tipo que tudo justifica sem concretizar as suas palavras. Nada será à toa se um propósito imaginado for. Levamos também o Nada em consideração. E se possível façamos da observação uma obra e não uma mera ação. A interpretação é livre e também nós o deveríamos ser.

2 Jul

Tamara - Não abrir

Esta é a história de uma femme fatale que desencadeia todos os males do universo, ou visto desde outra perspectiva; como todos os males do universo acabaram dentro de uma caixa. Pode ser que nesta história encontremos a resposta se o ser é mau por natureza ou é a sociedade quem o corrompe, ou para nossa sorte, provoque mais perguntas.

Ali Luque - Alienação ou Ali em ação

Uma peça que através da linguagem circense e teatral retrata a transformação do reflexo da sociedade sobre a mulher, para uma dança com os nossos monstros internos. A dualidade entre expectativas, regras, padrões e liberdade, prazer, catarse. O que é certo e o que é errado? A loucura me acolhe no conforto da intimidade onde todo esse peso desaparece.

Evangelia Mosiou - Stepping Stones

A vida é feita de limitações e motivações, fazendo com que o caminho de cada um seja diferente e único através das escolhas feitas. Em “Stepping Stones” a artista explora as diferentes fases da vida pelas quais passou através das decisões que tomou.O que teria acontecido se ela tivesse feito escolhas diferentes? Usando blocos de pinos de madeira como metáfora para seu caminho de vida, ela viaja da realidade para um mundo imaginário, do conhecido ao desconhecido, do específico ao abstrato. Ela supera limites e encontra o seu caminho para a vida entre momentos de caos e desordem.

David dAlmeida - THEIR dawn

Estágio na gama turva e central do espectro da identidade de género. Exposição e destruição de estereótipos, desconstrução da binariedade de género e abolição da categorização baseada na aparência. ’THEIR dawn’ representa uma viagem da autodescoberta até à autoaceitação.


3 Jul

Callum Donald - That dance my fingers do when I’m thinking

Multi-tarefa não é realmente uma coisa que somos capazes de fazer. É uma falácia que inventamos, porque não nos podemos concentrar em uma tarefa. Mas fazer as coisas inconscientemente? Bem, isso é algo que fazemos o tempo todo, desde o primeiro café do dia até ao escovar os dentes à noite. Este espetáculo explora a experiência da dissociação pelo meio do circo, levando a dissociação do corpo e da mente a maiores alturas e riscos, ultrapassando as margens do que parece possível fazer sem foco total. O que somos capazes de fazer enquanto a nossa mente está em outro lugar?

Alvin Yong Kin Hoe - Soul Time

Todo o mundo quer acreditar que a sua vida tem significado, mas como é que se mede isso? Alvin examina a sua própria jornada, reconstruindo cenas de quando as coisas se desmoronaram e como ele lidou com esses pedaços quebrados. Através das sensações de ouvir, tocar e sentir, ele nos conecta ao apego, entre a mente e o corpo que ele atraiu não apenas em sua jornada artística, mas na vida.

Diego Lama - Nonno, Nonno!

"A memória... é o diário que todos carregamos connosco" (Oscar Wilde) Uma viagem pelas memórias dos avós. Ouvindo as suas histórias e revivendo os momentos mais felizes, mais românticos e infelizmente, até os mais assustadores. Tudo contado na leveza de cada dia, entre provérbios e um café.

Contemporary circus week with Instituto Nacional de Artes do Circo

574 leituras