Solidariedade Câmara entrega cabazes solidários a cerca de 5 mil famílias carenciadasAtualidade Município volta a levar Aldeia de Natal aos seniores do concelhoAtualidade Espírito natalício invadiu o Jardim da Câmara Municipal com atuação dos alunos do Centro Escolar Luís de CamõesAtualidade Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes com cerca de 1800 atendimentos em 2025 Fatura ambiental em Famalicão vai manter-se como uma das mais baixas da região Juventude Natal chegou mais cedo para as crianças da CPCJ de FamalicãoAtualidade Praça-Mercado Municipal com alteração de horários na época festivaAtualidade Época festiva com alterações na recolha de resíduosAtualidade Feira semanal com alteração de horário nos dias 24 e 31 de dezembroCâmara Serviços municipais encerrados nos dias 24, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiroReabilitação Urbana Reabilitação da Quinta das Águas vence Prémio Januário Godinho.Desporto Aviso de trânsito | 9ª edição São Silvestre de FamalicãoEconomia Famalicão destaca empreendedorismo e inovação no Boosting Famalicão Made INSegurança e Proteção Civil Famalicão dá a conhecer “Laboratório Móvel de Proteção Civil” no XIII Encontro Nacional de Cidades e Vilas ResilientesCultura e Turismo Casa das Artes em JaneiroBem-Estar Animal Famalicão suspende adoções de animais durante o Natal Saúde Município reafirma disponibilidade para apoiar reabilitação do Hospital de FamalicãoEducação Mais de cinco mil alunos famalicenses participam no Corta-Mato Escolar Ambiente Este domingo há nova campanha de adoção de árvores

Agenda Municipal / Teatro A Tecedeira que lia Zola

A Tecedeira que lia Zola
Sáb 03 Mai
Programa Teatro Narciso Ferreira


Riba de Ave | Teatro Narciso Ferreira - 21h30

Entrada: 2 euros. Estudantes, Cartão Quadrilátero Cultural e Seniores (a partir dos 65 anos): 1 euro | Classificação: M/14 | Duração: 100 min

Portugal, anos 70. Inspirados pelos movimentos revolucionários da época, jovens portugueses, burgueses, urbanos e letrados, decidem abandonar os seus estudos ou os seus primeiros empregos e rumam em direção às fábricas e aos campos para fazer a “revolução cultural”. Clandestinos, enquanto pregam a revolução, pegam em enxadas e manobram máquinas agrícolas e fabris. Na mala guardam o Germinal de Émile Zola, o Livro Vermelho de Mao Tsé-Tung, o existencialismo de Jean-Paul Sartre e muita vontade de mudar o mundo.

Juventude, amor, revolução, libido e realidade confundem-se e misturam-se com disciplina, regras, capitalismo, clandestinidade e utopia. São jovens a tentar viver os seus melhores anos. A Tecedeira que lia Zola é o segundo espetáculo da Trilogia da Juventude do TEP, cujas peças se centram, respetivamente, no Portugal dos anos 1950, 1970 e 1990. A primeira parte, O Grande Tratado de Encenação, estreou na última Primavera no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery. A terceira parte, Maioria Absoluta, estreará em 2018.

“Dedico este espetáculo a todos os que arriscaram as suas vidas em Portugal lutando contra a ditadura para que os seus filhos pudessem ter oportunidades que eles não tiveram. Nem tudo terá corrido bem, mas o gesto foi verdadeiramente transformador, belo e inspirador. Aos meus pais devo tudo o que hoje sou”.
 — Gonçalo Amorim.

Ficha Artística
Encenação e cocriação: Gonçalo Amorim
Apoio Dramatúrgico e cocriação: Rui Pina Coelho
Cenografia, Figurinos e cocriação: Catarina Barros
Assistente de Cenografia e Figurinos: Ana Simões, Nuno Encarnação
Desenho de Luz e cocriação: Francisco Tavares Teles
Operação e montagem de luz: Renato Marinho
Música e cocriação: Pedro João
Interpretação: Catarina Chora, Daniel Teixeira, Telma Cardoso, Tomé Pinto
Direção de Produção: Patrícia Gonçalves
Produção: Abigail Raposo
Comunicação e Imprensa: Bruno Moreira
Coprodução: Teatro Municipal do Porto


242 leituras