Agenda Municipal / Exposições A inquietação do gesto por Adias Machado e David Lopes
Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado
Entrada gratuita | Horário: Terça a sexta das 10h00 às 17h30; Fim de semana: 14h30 – 17h30
A exposição reúne obras de dois pintores famalicenses, Adias Machado, de Oliveira de São Mateus, e David Lopes, de Nine, assinalando o arranque de um conjunto de iniciativas que o Museu Ferroviário de Lousado tem para oferecer ao público em 2024.
Adias Machado é um homem das artes e das letras, reconhecido pintor humanista que busca constantemente a essência da vida, perante as inquietações do ser humano nos dias de hoje. As suas telas revelam a convivência ritualista de inúmeras personagens em estados de alma diferentes, tanto pelos sentimentos e afetos como pela manifestação da natureza. Nesta duplicidade, o artista revela a inquietação criativa que provoca quem observa atentamente a sua obra, permitindo uma pluralidade de interpretações.
“para não ter que ficar agarrado ao que sou… simplesmente voo…” Adias Machado
David Lopes é um artista plástico que conjuga a arte, o engenho, a espiritualidade e a generosidade. A busca incessante pelo belo, faz dele um pintor de luz e contraluz, sobretudo quando se assume como um paisagista. Utilizando várias técnicas, óleo sobre tela, acrílicos e mesmo técnicas mistas, o artista transporta para as obras a escolha de cada sítio, o sentimento que o seduz, e a observação do momento. Revela-se como um amante da natureza e da sua terra.
“as cores junto ao mar não são as cores junto à serra… os ares são distintos…” David Lopes