Agenda Municipal / Música VII Edição JOF: Jovem Orquestra de Famalicão

Sexta 05 - Casa das Artes | Grande Auditório – 21h30
Sábado 06 - Casa da Música | Sala Suggia – 18h00
Casa das Artes - Entrada: 4 euros. Estudantes, Cartão Quadrilátero Cultural e Seniores (a partir dos 65 anos): 2 euros; Casa da Música - Plateia: 10 euros. Camarotes: 12 euros. Amigo da Casa da Música: 8 euros | Classificação: M/6 | Duração: 90 min | Maestro e Diretor Artístico: José Eduardo Gomes
A VII edição da Jovem Orquestra de Famalicão, propõe na primeira parte do programa a célebre abertura da ópera "Guilherme Tell", de Rossini. Uma ópera composta em 1829, sendo que a sua abertura ficou imortalizada nos programas de concerto um pouco por todo o mundo, com a famosa marcha de cavalos, sem esquecer as belíssimas melodias que a precedem, com os solos de violoncelo, flauta e corne inglês.
Richard Strauss escreveu o Concerto em Ré Maior para oboé e pequena orquestra em 1945. Obra maior do repertório para Oboé, constitui um enorme desafio não só para o solista, mas igualmente para a orquestra, com uma escrita muito camerística, onde o clarinete, a viola e o corne inglês dialogam harmoniosamente com o solista.
O concerto termina com a majestosa Sinfonia nº 2 em Ré Maior op. 73, de Johannes Brahms. Estreada em 30 de dezembro de 1877, em Viena, esta sinfonia propõe-nos uma estrutura clássica, com quatro andamentos, todos eles diferentes, mas ligados entre si. Uma ode orquestral!
Programa
G. Rossini
Abertura de “Guilherme Tell"
R. Strauss
Concerto em Ré Maior para Oboé AV 144 TrV 292 (com a participação do solista Pedro Ribeiro - Oboé, numa coprodução da Casa das Artes de Famalicão e FAMART /Festival Vale do Ave Cidnay)
J. Brahms
Sinfonia nº 2 op. 73
Allegro non troppo
Adagio non troppo
Allegretto Grazioso
Allegro con spirit