Agenda Municipal / Diversos As promessas de Deus e as nossas promessas. Um lugar de comunhão e de identidade

As promessas de Deus e as nossas promessas. Um lugar de comunhão e de identidade
Sex 13 Fev
Lousado | Casa do Povo - 21h00

Entrada gratuita | Autor: Artur Jorge Gonçalves

Este livro é fruto da tese de doutoramento de Artur Jorge Gonçalves, que foi defendida em junho de 2025, na Faculdade de Teologia, na Universidade Católica Portuguesa.
O livro tem como principal tema as promessas da religiosidade popular, que têm um forte impacto na vida de muitos cristãos e na vida da Igreja. Com esta investigação procurou-se perceber todo o processo da promessa: desde o que lhe deu origem, o seu cumprimento e as consequências na vida pessoal e cristã dos seus intervenientes. A investigação aprofunda a dimensão bíblica da promessa, onde se apresentam e aprofundam as várias promessas feitas por Deus a Abraão e seus descendentes até ao ponto mais alto que é Jesus Cristo. Ao longo do livro encontra-se uma descrição pormenorizada sobre os vários tipos de promessas e a sua relação com os ex-votos.

Para o estudo das promessas partiu de dois exemplos concretos da Arquidiocese de Braga, que foram os santuários de São Bento da Porta Aberta e santuário da Senhora do Sameiro em Braga. Depois de uma análise sobre estes dois lugares foram entrevistadas, com profundidade, 12 pessoas que fizeram promessas, bom como os dois reitores dos santuários. Para além da fundamentação bibliográfica, estes testemunhos foram importantes para perceber as promessas a “partir de dentro”.  O livro apresenta as promessas como um lugar teológico onde Deus se pode encontrar e onde é possível fazer uma experiência de fé. As promessas podem contribuir para a descoberta de uma nova identidade crente, a partir de uma experiência de comunhão com Deus mediante os Santos e Nossa Senhora.
Na parte final são apresentadas algumas contribuições que esta investigação aporta para a valorização das promessas, tendo em vista o seu acolhimento e atendendo aos possíveis desvios.  De referir as várias propostas pastorais que foram apresentadas, que podem contribuir para uma nova cultura eclesial e para um novo olhar sobre as promessas.


Breve Biografia do autor
Artur Jorge Ramalho Rocha Gonçalves (1971), natural de Pinheiro (Vieira do Minho), é presbítero da Arquidiocese de Braga (1996). 
Foi pároco de diversas Paróquias da Arquidiocese e professor de Educação Moral Religiosa Católica.
É capelão militar no Exército, com a presença em três Missões de Apoio à paz, no Kosovo e, desde 2024, é pároco de Lousado (Vila Nova de Famalicão).
Do seu percurso académico, em 1996 finalizou a Licenciatura em Teologia na Universidade Católica Portuguesa (Braga), com a tese intitulada «As promessas. Leitura Teológico-Pastoral», e em 2019 finalizou a Licenciatura Canónica em Teologia Prática na UCP (Braga), com a tese «As promessas e o sofrimento. Uma leitura Teológico-Pastoral».
Em 2025, finalizou o Doutoramento em Teologia Prática, na UCP (Lisboa), com a tese «As promessas de Deus e as nossas promessas. Um lugar de comunhão e identidade».


1 leituras