Atualidade FEFAL com inscrições abertas para programa de formação para eleitos locaisCultura e Turismo Eixo do Jazz vence ‘Programar em Rede’ com projeto que une a música à literaturaDesporto Ana Azevedo recebida por Mário Passos após conquista histórica no Mundial de Futsal FemininoAtualidade Ribeirão inaugura escultura que celebra a identidade da vilaAção Social Famalicenses ajudam a concretizar desejos de Natal e levam alegria a mais de 200 criançasSegurança e Proteção Civil PSP de Famalicão já está a funcionar na renovada esquadraAtualidade Espírito natalício invadiu o Jardim da Câmara Municipal com atuação dos alunos do Centro Escolar Luís de CamõesAtualidade Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes com cerca de 1800 atendimentos em 2025 Fatura ambiental em Famalicão vai manter-se como uma das mais baixas da região Juventude Natal chegou mais cedo para as crianças da CPCJ de FamalicãoSolidariedade Câmara entrega cabazes solidários a cerca de 5 mil famílias carenciadasAtualidade Município volta a levar Aldeia de Natal aos seniores do concelhoAtualidade Feira semanal com alteração de horário nos dias 24 e 31 de dezembroCâmara Serviços municipais encerrados nos dias 24, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiroAtualidade Praça-Mercado Municipal com alteração de horários na época festivaAtualidade Época festiva com alterações na recolha de resíduosDesporto Aviso de trânsito | 9ª edição São Silvestre de FamalicãoReabilitação Urbana Reabilitação da Quinta das Águas vence Prémio Januário Godinho.Economia Famalicão destaca empreendedorismo e inovação no Boosting Famalicão Made INSegurança e Proteção Civil Famalicão dá a conhecer “Laboratório Móvel de Proteção Civil” no XIII Encontro Nacional de Cidades e Vilas ResilientesCultura e Turismo Casa das Artes em JaneiroSaúde Município reafirma disponibilidade para apoiar reabilitação do Hospital de FamalicãoBem-Estar Animal Famalicão suspende adoções de animais durante o Natal Educação Mais de cinco mil alunos famalicenses participam no Corta-Mato Escolar

Agenda Municipal / Diversos Apresentação do livro "A purga da virulência"

Apresentação do livro
Sáb 18 Mar
Programa Parque da Devesa

Casa do Território | 15h00

Autora: Susana Traila | Organização: Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco

Este livro relata as inquietações comuns a pessoas incomuns. Relata os meus desassossegos - reflexões do quotidiano, partilhadas online, nas redes sociais, durante a pandemia de COVID-19. Reflexões inspiradas e alicerçadas pela consulta de bibliografia e webgrafia, versando tópicos como a saúde, a espiritualidade, o amor, as relações, a guerra, o sofrimento, o sentido da vida e a morte. Com o intuito de purgar, eliminar o prejudicial, aliviar a saúde mental da violência dos dias produzida pelo vírus SARS-CoV-2, mas também da virulência em que o agente patogénico é o próprio Homem, pelos seus traços de caráter. Estas inquietações são um exercício de expressão passível a qualquer um de nós.

Em cada tema, uma ilustração antecede o texto e juntos buscam uma completitude só alcançada pela reflexão do próprio leitor na busca do conhecimento. As próprias imagens são em si aprendizagens, treinos, ora por observação, ora lampejos de criação, na minha solitude. Trata-se assim de um livro aberto, que surgiu por geração espontânea; por isso, o epílogo, o seu desfecho, será escrito pela individualidade de cada leitor na realidade dos dias comuns. O livro respeitou a cronologia da criação das publicações, contudo inversamente, começando com a mais atual, de certa forma explicativa do que antecedeu. Assim se observa o caminho evolutivo do traço, sem receio de se fazer notar a imaturidade deste. Faz parte de qualquer crescimento. Compreender que os nossos feitos progressos não são inferiores em qualidade, mas dignos construtores da atualidade. Assim se evolui. Assim se purga.
1551 leituras