Atualidade FEFAL com inscrições abertas para programa de formação para eleitos locaisCultura e Turismo Eixo do Jazz vence ‘Programar em Rede’ com projeto que une a música à literaturaDesporto Ana Azevedo recebida por Mário Passos após conquista histórica no Mundial de Futsal FemininoAtualidade Ribeirão inaugura escultura que celebra a identidade da vilaAção Social Famalicenses ajudam a concretizar desejos de Natal e levam alegria a mais de 200 criançasSegurança e Proteção Civil PSP de Famalicão já está a funcionar na renovada esquadraAtualidade Espírito natalício invadiu o Jardim da Câmara Municipal com atuação dos alunos do Centro Escolar Luís de CamõesAtualidade Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes com cerca de 1800 atendimentos em 2025 Fatura ambiental em Famalicão vai manter-se como uma das mais baixas da região Juventude Natal chegou mais cedo para as crianças da CPCJ de FamalicãoSolidariedade Câmara entrega cabazes solidários a cerca de 5 mil famílias carenciadasAtualidade Município volta a levar Aldeia de Natal aos seniores do concelhoAtualidade Feira semanal com alteração de horário nos dias 24 e 31 de dezembroCâmara Serviços municipais encerrados nos dias 24, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiroAtualidade Praça-Mercado Municipal com alteração de horários na época festivaAtualidade Época festiva com alterações na recolha de resíduosReabilitação Urbana Reabilitação da Quinta das Águas vence Prémio Januário Godinho.Desporto Aviso de trânsito | 9ª edição São Silvestre de FamalicãoEconomia Famalicão destaca empreendedorismo e inovação no Boosting Famalicão Made INSegurança e Proteção Civil Famalicão dá a conhecer “Laboratório Móvel de Proteção Civil” no XIII Encontro Nacional de Cidades e Vilas ResilientesCultura e Turismo Casa das Artes em JaneiroSaúde Município reafirma disponibilidade para apoiar reabilitação do Hospital de FamalicãoBem-Estar Animal Famalicão suspende adoções de animais durante o Natal Educação Mais de cinco mil alunos famalicenses participam no Corta-Mato Escolar

Agenda Municipal / Exposições 50 anos da Leica em Portugal: De Famalicão para o Mundo

50 anos da Leica em Portugal: De Famalicão para o Mundo
Até 12 Nov
Casa das Artes | 09h00 - 18h00


Muitos clientes ficam surpreendidos por saber que partes da sua câmara Leica são fabricadas em Portugal. A Leica é “Made in Germany”, no entanto, há cinco décadas que uma parte da produção é realizada no norte de Portugal. Nos anos 70, custos crescentes na Alemanha levaram a empresa até Vila Nova de Famalicão, uma cidade com uma longa história fabril, onde os colaboradores já se tinham especializado em mecânicas de precisão.

Ambas as localizações, Wetzlar e Famalicão partilham com o mundo a paixão pela perícia, pela precisão e pelo fabrico artesanal. A fábrica em Portugal conta hoje com mais de 800 colaboradores. Além dos colaboradores, a comunidade portuguesa conta também com um grande número de fotógrafos que usam uma Leica. 

A exposição “DE FAMALICÃO PARA O MUNDO: 50 ANOS DA LEICA EM PORTUGAL”, com o selo de curadoria de Karin Rehn-Kaufmann, a diretora internacional das 26 Galerias Leica celebra o sucesso, a diversidade e a comunidade que liga Wetzlar e Famalicão desde 1973.

Com recurso a fotografias de arquivo, a série “Cinco Décadas” demonstra o compromisso e dedicação, bem como a evolução desta fábrica que começou em 1973 com pouco mais de 10 colaboradores. A série “Um Dia” de Gonçalo Fonseca, vencedor do Leica Oskar Barnack Award – Newcomer em 2020 dá-nos a conhecer as rotinas da fábrica, cinquenta anos após o seu começo. Pela primeira vez em Portugal, estarão em exposição um conjunto de 12 fotografias icónicas de nomes como Ralph Gibson, Steve Mcurry, Joel Meyerowitz, Thomas Hoepker ou Barbara Klemm, vencedores do prémio Leica Hall of Fame, um prémio que celebra a carreira de fotógrafos que contribuíram para o desenvolvimento da marca e da arte fotográfica. No primeiro andar encontramos “Os Rostos de Hoje” onde podemos observar o rosto de cada um dos colaboradores atuais da Leica em Portugal, com autoria do consagrado fotógrafo Michael Agel.

Ao mesmo tempo que olhamos para trás, para os anos de história e tradição da empresa Portuguesa/Alemã, seguimos a olhar para o futuro. A inovação continua a ser o foco das atenções quer em Famalicão como em Wetzlar. 


2130 leituras