Agenda Municipal / Exposições 50 anos da Leica em Portugal: De Famalicão para o Mundo

Até 12 Nov
Casa das Artes | 09h00 - 18h00


Muitos clientes ficam surpreendidos por saber que partes da sua câmara Leica são fabricadas em Portugal. A Leica é “Made in Germany”, no entanto, há cinco décadas que uma parte da produção é realizada no norte de Portugal. Nos anos 70, custos crescentes na Alemanha levaram a empresa até Vila Nova de Famalicão, uma cidade com uma longa história fabril, onde os colaboradores já se tinham especializado em mecânicas de precisão.

Ambas as localizações, Wetzlar e Famalicão partilham com o mundo a paixão pela perícia, pela precisão e pelo fabrico artesanal. A fábrica em Portugal conta hoje com mais de 800 colaboradores. Além dos colaboradores, a comunidade portuguesa conta também com um grande número de fotógrafos que usam uma Leica. 

A exposição “DE FAMALICÃO PARA O MUNDO: 50 ANOS DA LEICA EM PORTUGAL”, com o selo de curadoria de Karin Rehn-Kaufmann, a diretora internacional das 26 Galerias Leica celebra o sucesso, a diversidade e a comunidade que liga Wetzlar e Famalicão desde 1973.

Com recurso a fotografias de arquivo, a série “Cinco Décadas” demonstra o compromisso e dedicação, bem como a evolução desta fábrica que começou em 1973 com pouco mais de 10 colaboradores. A série “Um Dia” de Gonçalo Fonseca, vencedor do Leica Oskar Barnack Award – Newcomer em 2020 dá-nos a conhecer as rotinas da fábrica, cinquenta anos após o seu começo. Pela primeira vez em Portugal, estarão em exposição um conjunto de 12 fotografias icónicas de nomes como Ralph Gibson, Steve Mcurry, Joel Meyerowitz, Thomas Hoepker ou Barbara Klemm, vencedores do prémio Leica Hall of Fame, um prémio que celebra a carreira de fotógrafos que contribuíram para o desenvolvimento da marca e da arte fotográfica. No primeiro andar encontramos “Os Rostos de Hoje” onde podemos observar o rosto de cada um dos colaboradores atuais da Leica em Portugal, com autoria do consagrado fotógrafo Michael Agel.

Ao mesmo tempo que olhamos para trás, para os anos de história e tradição da empresa Portuguesa/Alemã, seguimos a olhar para o futuro. A inovação continua a ser o foco das atenções quer em Famalicão como em Wetzlar. 


1074 leituras