Agenda Municipal / Festas, Feiras e Romarias Semana Santa - Páscoa 2023

Até 15 Abr
Programação da Confraria das Santas Chagas

Vila Nova de Famalicão | todos os eventos são de acesso gratuito

Quarta, 22 de fevereiro
Imposição das Cinzas
Igreja Matriz Nova | 19h15
Com a Quarta-Feira de Cinzas damos início à Quaresma. O horizonte deste tempo litúrgico é o grande Mistério da morte e ressurreição de Jesus que celebraremos na Páscoa. É para lá que caminhamos e é aí que definimos as coordenadas da nossa viagem. Esta celebração é o “princípio e fundamento” dos 40 dias que nos preparam para a Páscoa do Senhor e nos colocam em exercício de conversão da vida a partir de Deus.

Sábado, 25 de março
1ª Caminhada pelo Património Religioso de Famalicão
Centro Pastoral de Santo Adrião - Vila Nova de Famalicão | 10h00
Inscrição prévia até ao dia 24 de março nos seguintes locais: Casa da Cultura, Posto de Turismo e Paroquia de Santo Adrião
Percurso: Rua Álvaro Castelões - Alminhas do Senhor do Cabido e Capela da Lapa-; Rua Ernesto Carvalho, atravessar a Avenida 25 de Abril; Rua Júlio de Araújo, Praça 9 de Abril - Antiga Matriz – Igreja de Santa Maria Madalena-, Alameda Luis de Camões; Parque da Juventude – Rua Luis de Camões - , Rua Padre Benjamim Salgado, na rotunda das piscinas Avenida de França, na rotunda D. Sancho Avenida José Manuel Marques, na rotunda dos Rotários, Rua do Senhor da Agonia - Alminhas do Senhor da Ponte ou Senhor da Agonia- , na rotunda Rua Frei Bartolomeu dos Mártires - Alminhas da Igreja Santiago de Antas-, na rotunda Alameda Caminhos de Santiago, Parque da Devesa, saída para Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, atravessar a Avenida Marechal Humberto Delgado para a Rua Vasconcelos e Castro, Rua Álvaro Roçadas  - Capela de Santo António e Capela da Senhora da Conceição-, Avenida Narciso Ferreira, na rotunda passar de novo a Avenida Marechal Humberto Delgado e daí passar a Avenida Brasil para o Parque Sinçães, passar a ponte de ferro para a Rua Ana Plácido, Rua Artur Cupertino de Miranda, na rotunda Rua Manuel Pinto de Sousa, Salão Paroquial  de Vila Nova de Famalicão.
Distancia: 5,34Km

Sexta, 31 de março
Via Sacra Jovem
Saída da Igreja Matriz Nova | 21h30
Percurso: inicio no interior da Igreja Matriz Nova, Rua Álvaro Castelões, Rua Manuel Pinto de Sousa, Rua Adriano Pinto Bastos, Rua de S. António, Praça 9 de Abril e términus no interior da Antiga Igreja Matriz.
A Via-Sacra faz parte das tradições mais acarinhadas pelos católicos, sobretudo durante a quaresma. É um exercício espiritual – e, em alguns casos, também físico – que ajuda quem a faz a reviver a paixão e morte do Senhor Jesus, acompanhando Aquele que deu a vida pela humanidade e aprendendo d’Ele o “caminho da cruz”, o caminho de todos os homens e mulheres, mais ainda de todos os cristãos.

Sábado, 01 e Domingo, 02 de abril
II Edição do Certame Páscoa Doce
Alameda D. Maria II | 10h00
Com a presença das confeitarias de Vila Nova de Famalicão e outros. E como a Páscoa também é feita de tradições, por cá gostamos de as manter. Gostamos de doces como o pão de ló e das amêndoas. Sinta a belezas das cerimónias tradicionais da Semana Santa e da Páscoa e saboreie doces, para todos os gostos.

Sábado 01 de abril | Páscoa Doce | Alameda D. Maria II 
10h30 | Apolo Famalicense Associação de Dança
15h00 | Concerto de Metais/ARTAVE
15h00 | 1º Concurso de Doces Caseiros de Páscoa para Amadores
17h00 | Conversa e provas de vinhos verdes

Sábado 01 de abril
Concerto de Páscoa 2023
Igreja Matriz Nova | 21h30
Banda de Música de Vila Nova de Famalicão
Direção: Armando Teixeira

Programa
- Echos of San Marco (Johan de Meji)
- El Arca de Noé (Óscar Navarro)
- La Passio de Crist (Ferrer Ferran)
- Hallelujah Chorus (Handel's Messiah)

Domingo 02 de abril
Bênção e Procissão dos Ramos 
Praça 9 de Abril | 10h00
Percurso: Praça 9 de Abril, Rua de Santo António, Praça D. Maria II, Rua Alves Roçadas, Rua S. João de Deus; Rua Adriano Pinto Bastos, Rua Manuel Pinto de Sousa, Igreja Matriz Nova
A SEMANA SANTA abre com a celebração de Domingo de Ramos. A liturgia coloca-nos já perante o relato da paixão de Jesus. A liturgia como nos pede que
observemos o modo como Jesus se posiciona perante os acontecimentos. Jesus é acolhido como Rei, mas o seu estilo de realeza encontra resistências, choca e causa incómodo. O que os textos mostram também, é que, mesmo perante portas e corações fechados, Jesus permaneceu.

Recriação da Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém
Praça 9 de Abril | 11h00 
Cinco dias antes da morte. Jesus, manso e humilde, montado num jumentinho, desceu do Monte das Oliveiras em direção a Jerusalém. O povo saiu-lhe ao
encontro, atapetando o caminho com os seus mantos e com ramos de árvores.
As crianças e todo o povo aplaudiam-no com entusiasmo: “Hossana ao Filho de David! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hossana nas alturas!”.

Eucaristia do Domingo de Ramos da Paixão do Senhor
Igreja Matriz Nova | 11h15 
O Domingo de Ramos é o pórtico de entrada na Semana Santa. Neste dia a Igreja comemora a entrada de Jesus em Jerusalém, para consumar o seu mistério pascal.
É uma entrada que representa antecipadamente o que está para vir, a sua Ressurreição gloriosa, na Jerusalém Celeste. Jesus, porém, quis chegar ao triunfo passando pela Paixão e Morte. Por isso se lê, na Missa de Ramos, o Evangelho da Paixão. Os fiéis são convidados a olhar para Jesus, o qual «sofreu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigamos os seus passos»

Cortejo Bíblico Páscoa Hebraica - 2ª Edição
Tema: DEUS ESCUTA O SEU POVO
Salão Paroquial de Santo Adrião | 15h00
Percurso: Centro Pastoral de Santo Adrião, Rua Manuel Pinto de Sousa, Rua Adriano Pinto Bastos, Alameda D. Maria II, Rua Lourenço da Silva Oliveira; Praça D. Maria II, Rua de Santo António, Praça 9 de Abril.
Ele é um Deus pessoal, um Deus de encontros – o Deus de Abraão, Isaac e Jacob, agora também de Moisés -, capaz de se compadecer porque escuta e se dispõe e conhece todo o sofrimento e todo o grito de dor, venha ele de onde vier.
Este cortejo tem uma linha histórica que pretende mostrar a opressão de Israel e a sua libertação, por Deus, debaixo do jugo dos Egípcios.

Concerto de Páscoa "Requiem" de Frigyes Hidas
Igreja Matriz Nova | 18h30
Música Coral Sinfónica

Terça, 04 e Quarta, 05 de abril
Ciclo de Cinema Páscoa 2023
Casa das Artes | Pequeno Auditório | 21h30
Entrada livre
Dia 4/4 – A Noiva de Sérgio Trefaut, para M/12, 79 min.
Dia 5/4 – Regresso ao Pó de Li Ruijun, para M/12, 130 min.

Quinta, 06 | 20h30 e Sexta, 07 de abril | 14h00 e 20h30
Animação nas ruas da cidade por um grupo de Farricocos, com matracas e tréculas
Antiga Matriz
Os Farricocos, são símbolos da Semana Santa que percorrem a cidade, com os seus hábitos de penitentes, com as suas matracas e as tréculas para chamarem a população da cidade para as cerimónias e procissões;

Quinta, 06 de abril
Missa da Ceia do Senhor 
Igreja Matriz Nova | 18h00
Esta quinta-feira santa os textos litúrgicos propõem que contemplemos esta Ceia a partir de três ideias centrais: A instituição da Eucaristia; O serviço como traço de identidade de Jesus e dos cristãos; O sacerdócio ministerial como testemunho.

Última Ceia
Praça 9 de Abril | 21h00
Na quinta-feira, depois de Jesus ter lavado os pés aos discípulos numa grande sala, em Jerusalém, celebra uma refeição de Páscoa com eles, a Última Ceia.
Durante a refeição, depois de Judas ter saído para realizar a sua traição, Jesus faz um longo discurso, ou pregação.

Procissão do Senhor “ECCE HOMO”
Antiga Igreja Matriz | 21h30
Percurso: Rua de Santo António, Praça D. Maria II, Rua Álvaro Roçadas, Rua S. João de Deus, Rua Adriano Pinto Bastos, Rua de Santo António, Praça 9 de Abril e Antiga Igreja Matriz. 
Popularmente conhecida como a procissão do Senhor da Cana Verde e que evoca o julgamento de Cristo, quando Pilatos dirigindo-se à multidão, proclamou: “Eis o Homem”

Sexta, 07 de abril
Oração Litúrgica das Laudes
Antiga Igreja Matriz | 10h30

Celebração da Paixão do Senhor
Igreja Matriz Nova | 14h45
Na sexta-feira santa acomapanhamos Jesus até à Cruz. A leitura do evangelho segundo São João convida-nos a olhar este quadro para lá da violência e da dor. O que fascinou o evangelista foi o modo como Jesus encarou e viveu esses acontecimentos. A Cruz é um lugar de revelação onde Jesus-Deus mostra até que ponto ama a humanidade e quer estar unido a ela.
Celebração da Morte do Senhor:
1ª Parte - Liturgia da Palavra
2ª Parte - Oração Universal
3ª Parte - Adoração da Cruz
4ª Parte - Comunhão Eucarística
Procissão Teofórica do Enterro é um cerimonial integrado na celebração na celebração que comemora a morte de Cristo. Nesta procissão, o Santísssimo Sacramento, é encerrado num esquife e levado pelo centro da Igreja até a um altar laterasl onde é depositado.

Procissão do Enterro do Senhor
Antiga Igreja Matriz | 21h30
Percurso: Rua de Santo António, Praça D. Maria II, Rua Álvaro Roçadas, Rua S. João de Deus, Rua Adriano Pinto Bastos, Rua de Santo António, Praça 9 de Abril e Antiga Igreja Matriz
A Procissão do Enterro do Senhor é a mais imponente e solene manifestação publica da Semana Santa. Tal como um cortejo fúnebre, da procissão faz parte um esquife com a imagem de Cristo morto, juntamente com o andor da Senhora das Dores. Em sinal de luto, os participantes vão de cabeça coberta. As matracas dos farricocos são silenciadas. As bandeiras e estandartes, com tarja de luto, arrastam-se pelo chão. 

Sábado, 08 de abril
Vigília Pascal e Procissão da Ressureição
Local: Igreja Matriz Nova | 21h00
A vigília pascal é, de longe, a celebração mais rica do ano litúrgico. Rica em símbolos (fogo, luz, perfume, água), rica em textos (que condensam a história da salvação, da Criação até à Ressureição de Jesus) e, sobretudo, em promessa: a promessa de que a morte e o mal, embora obviamente reais, serão vencidos. Nesta noite falamos da história humana e dos seus sonhos e percalços, mas falamos também da história íntima de Deus e do que a Trindade quer fazer em nós: dar-nos Vida.
1ª Parte - Liturgia da Palavra
2ª Parte - Oração Universal
3ª Parte - Adoração da Cruz
4ª Parte - Comunhão Eucarística

Domingo, 09 de abril (Dia de Páscoa)
Saída do Compasso Pascal
Antiga Igreja Matriz | 09h30
Em nossos dias, e pela estreita relação do único mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, celebrado ao longo do Tríduo Pascal, o grupo visitador é presidido pelo pároco ou por alguém por si delegado e constituído por alguns membros da comunidade paroquial. Conservando o rito de bênção das casas, inclui também um momento de oração comunitária e familiar, e termina com o ósculo da Santa Cruz, ou outro sinal de adoração.

Eucaristia Solene do Dia de Páscoa
Igreja Matriz Nova | 12h30
A leitura do evangelho, neste dia, ilustra os efeitos progressivos da ressurreição de Jesus nos seus discípulos. Do trauma da perda passam à confusão perante um sentimento de vazio; do vazio passam ao pressentimento de uma surpresa e ao ressurgir da esperança; a esperança leva-os à comunicação, ao encontro e à partilha. São textos que falam ao mesmo tempo de fragilidade e de força, ou talvez de cicatrização. Sem jamais relativizar o peso do túmulo, os textos dizem "Jesus morreu e, no entanto, está vivo!" Ressuscitou. Alelulia

Sábado, 15 de abril
Concerto de Páscoa (Encerramento)
Missa de Coroação de Mozart
Igreja Matriz Nova | 21h30
Õrquestra: ARTAVE (Professores ARTAVE e CCM) e Coro CCM
Maestro: Luís Machado
Programa
W.A. Mozart - Sinfonia nº 35 "Haffner"
W.A. Mozart - "MIssa da Coroação"

Organização:
Confraria das Santas Chagas de Vila Nova de Famalicão

Promotores
Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão 
Paroquia de Santo Adrião de Vila Nova de Famalicão

Apoios:
ACIF (Associação Comercial Industrial de Vila Nova de Famalicão) 
Junta de Núcleo do Corpo Nacional de Escutas de Vila Nova de Famalicão
Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão
União de freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário
Associação de Bombeiros Voluntários Famalicenses
Movimentos da Paroquia de Santo Adrião de Vila Nova de Famalicão
Associação Projeto AmarCultura
Artave
Banda de Música de Vila Nova de Famalicão;
Cineclube de Joane
Apolo Famalicão Associação de Danças
Amarcultura e Agrupamento do CNE 206 Paroquia de Santo Adrião
CSIF Comissões Sociais Inter – Freguesias de Vila Nova de Famalicão
Orfeão Famalicense 
Famalicão Canal

Contactos
Email: confraria.santas.chagas@gmail.com
www.facebook.com/confrariasantaschagasvnf
Instagram confrariasantaschagas
6732 leituras