Agenda Municipal / Música Queima do Galheiro 2022

Sáb 26 a Ter 01 Mar
Programa Cultura | Carnaval

Fradelos | Lugar de Ferreirinhos e Lugar de Quinta / Sapugal


“Queima do Galheiro na aldeia de Fradelos – Vila Nova de Famalicão” é um evento com apoio do Município de Vila Nova de Famalicão em concertação com a Associação Juvenil Koklus e outras entidades locais, que pretende exponenciar uma festividade popular que ocorre anualmente no Carnaval, em diversos lugares da Aldeia de Fradelos, concelho de Vila Nova de Famalicão. A “Queima do Galheiro” surge como uma tradição pagã identitária local, consistindo essencialmente numa queima de uma enorme pilha de mato e silvas em redor de um tronco de pinheiro – galheiro – assinalando inícios e fins de ciclos religiosos e das colheitas.
Este ano, existirão 2 galheiros na freguesia de Fradelos, nomeadamente no Lugar de Ferreirinhos (Rua de Ferreirinhos) e no Lugar de Quinta / Sapugal (Rua da Liberdade).

Programa:

Palco Rua de Ferreirinhos

26 de fevereiro
19h30 – Concerto de Música Popular e Desgarradas

28 de fevereiro
21h00 – Atuação Musical pelo grupo Teixeira e Amigos

01 de março
20h30 Concerto Comunitário Queima do Galheiro
Concerto de Comunidade é um concerto participativo com a comunidade de Fradelos, numa viagem musical pelas sonoridades e cânticos em torno da Queima do Galheiro, com participação em vídeo dos alunos das escolas de Sapugal e Valdossos, num trabalho de artes plásticas e cenografia.
21h00 Atuação do artista Quim Barreiros
22h30 Queima do Galheiro

Palco Galheiro de Quinta / Sapugal, Rua da Liberdade
28 de fevereiro
21h30 – Tiago Pereira e Sílvio Rosado apresentam Louceiro de Galhos
A partir da memória coletiva daquilo que é o evento do Galheiro em Fradelos constroem-se narrativas audiovisuais que são manipuladas e tocadas ao vivo, criando um espetáculo audiovisual que documenta aquilo que é um Galheiro.
22h00 – Miguel 7 Estacas
22h30 – Baile de Máscaras

01 de março
21h00 Música ao vivo com Jorge Barão, Mário Sousa e Miguel Borges
22h00 Atuação do artista Toy
23h15 Queima do Galheiro

2159 leituras