Agenda Municipal / Festas, Feiras e Romarias Parque da Devesa - 10.º Aniversário

28 Set a 09 Out
Parque da Devesa

Programa do 10º aniversário do Parque da Devesa

Para além da exposição “Devesa 10. Muito mais que um parque!” patente na Casa do Território, o programa do 10º aniversário do Parque da Devesa conta com 10 eventos nos dias 5, 8 e 9 de outubro de 2022. A localização é, salvo o concerto de encerramento, na parte norte do parque, frente ao estacionamento Citeve.  A participação é livre (exceto na conferência, que carece de inscrição) e gratuita e estão todos convidados!

Até 31 de janeiro
Devesa 10: Muito mais que um parque!
Entrada livre e gratuita | Segunda a quinta 9h30-13h00 e 14h00 -17h30, Domingos das 14h30 às 18h30
Já se passaram 10 anos desde a abertura ao público do Parque da Devesa e durante este período muita coisa aconteceu neste equipamento. Esta Exposição pretende assinalar o 10º aniversário do Parque sob lema "muito mais que um parque", demonstrando que este espaço ultrapassa em muito o seu objetivo inicial de ser um parque verde urbano, tendo-se transformado num prolongamento do quotidiano de muitos famalicenses, atendendo ao forte impacto que trouxe às suas vidas.

Dia 5 de outubro (feriado)
09h30 Manhã Desportiva 
Para começar o dia com animação e energia, teremos aulas de zumba e yoga com instituições do concelho:
09h30 Zumba com OpenGym – HealthClub (Marlene Dias)
10h30 Yoga Kids com Espaço Yogin
10h30 Yoga Adultos com Espaço Yogin
10h00 EcoMercadinho
Divulgação e comercialização de produtos locais, sustentáveis e alimentares, e outros serviços para o bem estar, enquanto decorre o piquenique e outras atividades comemorativas do 10º aniversário do Parque da Devesa. Com a presença de: Cindinha - Bulkstore & Guesthouse; Casa do Avô; 
Rissolândia; Govinda Vegan Food; Cristina Carvalho, doces e salgados; Flor de Lima - Sabonetes artesanais; Zen Shiatsu.
12h30 Piquenique no parque
Hora de estender a toalha: convidamos os famalicenses (e não só) a trazer o farnel e a manta e a fazer o piquenique no parque; Também podem comprar alimentos saudáveis e gostosos no EcoMercadinho! 
14h00 História encenada: É o meu aniversário
A Associação Gerações dinamiza um momento especial para o público mais pequeno com a história "É o meu aniversário", de Helen Oxenbury. Não há festa sem bolo e nesta história podemos todos ajudar a fazer um. Vens participar? 
16h00 BioCaminhada: a Flora do parque
Visita orientada ao parque da Devesa sobre a flora do parque, com Humberto Machado (eng. florestal).

Dia 8 de outubro (sábado)
10h00 EcoLimpeza: Beatas no chão? NÃO! 
Como forma de sensibilização para a contaminação do solo, convidamos a juntarem-se a nós na limpeza de pontas de cigarros no parque da Devesa; Com a presença da Resinorte que sensibilizará para este grave problema ambiental, e do Laboratório da Paisagem abordando a valorização deste tipo de resíduo:
10h00 Apresentação Resinorte (Marisa Lima);
10h15 Apresentação Lab. Paisagem Guimarães (Susana Falcão);
10h30 Limpeza de beatas pelo parque da Devesa.
Esta ação incluída na 2ª edição do Dia de Ação Comum pela Natureza (Carta Famalicão). 
16h00 Conferência Cultura Castreja e a vivência do Sagrado
A Cultura Castreja apresenta-se como um dos principais alicerces do património cultural da nossa cidade de Famalicão ainda desconhecido por muitos famalicenses! Realizamos por isso CICLO DE CULTURA CASTREJA que vai levar todos os presentes a uma viagem histórica com momentos únicos! 
Dinamizada pela Nova Acrópole Famalicão e Gabinete de Arqueologia, esta conferência terá a Pedra Formosa como foco e incluirá demonstração do funcionamento da reprodução do balneário castrejo; Inscrições: https://bit.ly/CicloCulturaCastreja


Dia 9 de outubro (domingo)
09h30 BioCaminhada: a Fauna do parque
Visita orientada ao parque da Devesa sobre a fauna do parque, com Vasco Flores Cruz (ecólogo). 
15h00 Construção de um animal
Oficina de sensibilização em que são reutilizados resíduos marinhos para construção de um animal, dinamizada por Mar de Experiências.
18h00 Concerto Terra Batida (anfiteatro)
Os Terra Batida são uma banda portuguesa, oriunda de Vila Nova de Famalicão, formada pelos músicos André Silvestre, João Robim e Luís Poças. Criada em 2015, a banda tem caminhado com sucesso por vários géneros musicais, como o folk, o indie pop e a música ligeira portuguesa.  
Estrearam o seu primeiro álbum, “Falaciosa Realidade”, em 2017, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão. O seu segundo álbum tem lançamento previsto para 2023 e conta com várias participações de músicos convidados incluindo a da cantautora Lúcia Moniz.
Neste concerto comemorativo do 10º aniversário do Parque da Devesa contam também com a participação de Márcio e Sofia Machado. 



420 leituras