Cultura e Turismo Eixo do Jazz vence ‘Programar em Rede’ com projeto que une a música à literaturaAtualidade FEFAL com inscrições abertas para programa de formação para eleitos locaisSegurança e Proteção Civil PSP de Famalicão já está a funcionar na renovada esquadraDesporto Ana Azevedo recebida por Mário Passos após conquista histórica no Mundial de Futsal FemininoAtualidade Ribeirão inaugura escultura que celebra a identidade da vilaAção Social Famalicenses ajudam a concretizar desejos de Natal e levam alegria a mais de 200 criançasAtualidade Município volta a levar Aldeia de Natal aos seniores do concelhoAtualidade Espírito natalício invadiu o Jardim da Câmara Municipal com atuação dos alunos do Centro Escolar Luís de CamõesAtualidade Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes com cerca de 1800 atendimentos em 2025 Fatura ambiental em Famalicão vai manter-se como uma das mais baixas da região Juventude Natal chegou mais cedo para as crianças da CPCJ de FamalicãoSolidariedade Câmara entrega cabazes solidários a cerca de 5 mil famílias carenciadasAtualidade Praça-Mercado Municipal com alteração de horários na época festivaAtualidade Época festiva com alterações na recolha de resíduosAtualidade Feira semanal com alteração de horário nos dias 24 e 31 de dezembroCâmara Serviços municipais encerrados nos dias 24, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiroReabilitação Urbana Reabilitação da Quinta das Águas vence Prémio Januário Godinho.Desporto Aviso de trânsito | 9ª edição São Silvestre de FamalicãoSegurança e Proteção Civil Famalicão dá a conhecer “Laboratório Móvel de Proteção Civil” no XIII Encontro Nacional de Cidades e Vilas ResilientesEconomia Famalicão destaca empreendedorismo e inovação no Boosting Famalicão Made INCultura e Turismo Casa das Artes em JaneiroBem-Estar Animal Famalicão suspende adoções de animais durante o Natal Saúde Município reafirma disponibilidade para apoiar reabilitação do Hospital de FamalicãoEducação Mais de cinco mil alunos famalicenses participam no Corta-Mato Escolar

Agenda Municipal / Património O brasileiro Padre Ângelo Siqueira e o incremento do culto a Nossa Senhora da Lapa

O brasileiro Padre Ângelo Siqueira e o incremento do culto a Nossa Senhora da Lapa
Sáb 26 Set
Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa | 16h15
por Francisco Ribeiro da Silva, Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Lapa

A vinda do brasileiro Padre Ângelo Siqueira de São Paulo a Portugal pelos meados do séc. XVIII teve como objetivo visitar o Rei em Lisboa, criar instituição para educar os jovens e difundir o culto a Nossa Senhora da Lapa. Para tal, embora se tenha fixado inicialmente na cidade do Porto, programou saídas para o Norte do país e para a Galiza, para difundir o culto a Nossa Senhora da Lapa e também para angariar fundos para a construção da Igreja da Lapa, no Porto. Através desta figura e de alguns dados biográficos sobre as suas origens e competências propõe-se dar a conhecer a história do culto a Nossa Senhora da Lapa em Portugal.


Sobre Francisco Ribeiro da Silva
Historiador. Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto(AP). Foi Vice-Reitor da Universidade do Porto (2001-2006) e Presidente do Conselho Diretivo da FLUP (1992-1994). Publicou cerca de 200 títulos sobre temas históricos, dos quais 15 são livros. É Sócio de Mérito da Academia Portuguesa da História e membro-correspondente do Instituto Histórico-Geográfico de Minas Gerais e do Instituto Histórico-Geográfico de S. Paulo (Brasil). Mesário da Santa Casa da Misericórdia do Porto e da Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Lapa (Porto).


Inscrição gratuita e obrigatória para: museuartesacra@famalicao.pt
Telefone: 252 377 733.

4601 leituras