Cultura e Turismo Eixo do Jazz vence ‘Programar em Rede’ com projeto que une a música à literaturaAtualidade FEFAL com inscrições abertas para programa de formação para eleitos locaisAção Social Famalicenses ajudam a concretizar desejos de Natal e levam alegria a mais de 200 criançasSegurança e Proteção Civil PSP de Famalicão já está a funcionar na renovada esquadraDesporto Ana Azevedo recebida por Mário Passos após conquista histórica no Mundial de Futsal FemininoAtualidade Ribeirão inaugura escultura que celebra a identidade da vilaSolidariedade Câmara entrega cabazes solidários a cerca de 5 mil famílias carenciadasAtualidade Município volta a levar Aldeia de Natal aos seniores do concelhoAtualidade Espírito natalício invadiu o Jardim da Câmara Municipal com atuação dos alunos do Centro Escolar Luís de CamõesAtualidade Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes com cerca de 1800 atendimentos em 2025 Fatura ambiental em Famalicão vai manter-se como uma das mais baixas da região Juventude Natal chegou mais cedo para as crianças da CPCJ de FamalicãoAtualidade Praça-Mercado Municipal com alteração de horários na época festivaAtualidade Época festiva com alterações na recolha de resíduosAtualidade Feira semanal com alteração de horário nos dias 24 e 31 de dezembroCâmara Serviços municipais encerrados nos dias 24, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiroReabilitação Urbana Reabilitação da Quinta das Águas vence Prémio Januário Godinho.Desporto Aviso de trânsito | 9ª edição São Silvestre de FamalicãoEconomia Famalicão destaca empreendedorismo e inovação no Boosting Famalicão Made INSegurança e Proteção Civil Famalicão dá a conhecer “Laboratório Móvel de Proteção Civil” no XIII Encontro Nacional de Cidades e Vilas ResilientesCultura e Turismo Casa das Artes em JaneiroBem-Estar Animal Famalicão suspende adoções de animais durante o Natal Saúde Município reafirma disponibilidade para apoiar reabilitação do Hospital de FamalicãoEducação Mais de cinco mil alunos famalicenses participam no Corta-Mato Escolar

Agenda Municipal / Conferências Noite camiliana na Feira do Livro - Tertúlia sobre Camilo Castelo Branco

Noite camiliana na Feira do Livro - Tertúlia sobre Camilo Castelo Branco
Qua 24 Abr
Feira do livro | 21h00


Entrada gratuita

No âmbito das comemorações do Bicentenário de Nascimento de Camilo Castelo Branco, a Casa de Camilo dinamizará, no contexto da Feira do Livro de Famalicão, uma tertúlia evocativa do grande escritor, enfatizando o merecimento estético, literário, cultural e patrimonial da sua grandiosa obra romanesca. Contará com a presença de Sérgio Guimarães de Sousa, João Paulo Braga e Elzira Queiroga, que fará a moderação do encontro.

Nota biográfica: Sérgio Guimarães de Sousa, morador em Santa Maria de Arnoso, é Professor de Literatura Portuguesa e Teoria da Literatura na Universidade do Minho, instituição onde se doutorou com uma tese intitulada: "Entre-Dois. Desejo e Antigo Regime na Ficção Camiliana". Foi Professor visitante/convidado em diversas universidades: Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Paraná, Universidade de Clermont Auvergne, FLAD/Michael Teague Visiting Associate Professor na Brown University; e ainda Professor Visitante na University of Massachusetts Dartmouth, titular da Cátedra “Hélio and Amélia Pedroso/Luso-American Endowed Chair in Portuguese Studies”. É Conselheiro da Cátedra Camilo Castelo Branco (Câmara Municipal de Sintra/Universidade de Lisboa), membro do Grupo de Pesquisa Camilo Castelo Branco, sediado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e Coordenador Científico do Centro de Estudos Camilianos e da Casa-Museu de Camilo.

Nota biográfica: João Paulo Braga, natural do Louro, professor do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, João Paulo Braga tem desenvolvido, paralelamente à sua atividade profissional, trabalhos de investigação literária, com especial incidência na obra de Camilo Castelo Branco, sobre a qual defendeu uma tese de doutoramento em 2011, na Universidade Católica Portuguesa. É membro integrado do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais – Universidade Católica Portuguesa) e tem colaborado com o Centro de Estudos Camilianos, na edição de textos e na produção de estudos sobre Camilo Castelo Branco. 

Nota Biográfica: Elzira Sá Queiroga, nascida em Luanda, Angola, fez os estudos superiores na área do Património Cultural. Licenciada em Gestão do Património pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e mestre em Estudos do Património pela Universidade Aberta, com a dissertação “Os gestos e os paladares da mesa camiliana”. 
Desenvolve a sua atividade profissional na Casa de Camilo - Centro de Estudos no âmbito da dinamização e divulgação do património camiliano, contribuindo para a implementação de projetos institucionais que promovam a preservação e valorização da memória camiliana.


772 leituras