Agenda Municipal / Conferências Noite camiliana na Feira do Livro - Tertúlia sobre Camilo Castelo Branco

Qua 24 Abr
Feira do livro | 21h00


Entrada gratuita

No âmbito das comemorações do Bicentenário de Nascimento de Camilo Castelo Branco, a Casa de Camilo dinamizará, no contexto da Feira do Livro de Famalicão, uma tertúlia evocativa do grande escritor, enfatizando o merecimento estético, literário, cultural e patrimonial da sua grandiosa obra romanesca. Contará com a presença de Sérgio Guimarães de Sousa, João Paulo Braga e Elzira Queiroga, que fará a moderação do encontro.

Nota biográfica: Sérgio Guimarães de Sousa, morador em Santa Maria de Arnoso, é Professor de Literatura Portuguesa e Teoria da Literatura na Universidade do Minho, instituição onde se doutorou com uma tese intitulada: "Entre-Dois. Desejo e Antigo Regime na Ficção Camiliana". Foi Professor visitante/convidado em diversas universidades: Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Paraná, Universidade de Clermont Auvergne, FLAD/Michael Teague Visiting Associate Professor na Brown University; e ainda Professor Visitante na University of Massachusetts Dartmouth, titular da Cátedra “Hélio and Amélia Pedroso/Luso-American Endowed Chair in Portuguese Studies”. É Conselheiro da Cátedra Camilo Castelo Branco (Câmara Municipal de Sintra/Universidade de Lisboa), membro do Grupo de Pesquisa Camilo Castelo Branco, sediado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e Coordenador Científico do Centro de Estudos Camilianos e da Casa-Museu de Camilo.

Nota biográfica: João Paulo Braga, natural do Louro, professor do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, João Paulo Braga tem desenvolvido, paralelamente à sua atividade profissional, trabalhos de investigação literária, com especial incidência na obra de Camilo Castelo Branco, sobre a qual defendeu uma tese de doutoramento em 2011, na Universidade Católica Portuguesa. É membro integrado do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais – Universidade Católica Portuguesa) e tem colaborado com o Centro de Estudos Camilianos, na edição de textos e na produção de estudos sobre Camilo Castelo Branco. 

Nota Biográfica: Elzira Sá Queiroga, nascida em Luanda, Angola, fez os estudos superiores na área do Património Cultural. Licenciada em Gestão do Património pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e mestre em Estudos do Património pela Universidade Aberta, com a dissertação “Os gestos e os paladares da mesa camiliana”. 
Desenvolve a sua atividade profissional na Casa de Camilo - Centro de Estudos no âmbito da dinamização e divulgação do património camiliano, contribuindo para a implementação de projetos institucionais que promovam a preservação e valorização da memória camiliana.


241 leituras