Agenda Municipal / Exposições Linha Aparente de Angelina Silva

Até 29 Dez
Programa Museu Bernardino Machado


Museu Bernardino Machado

Entrada gratuita | Horários: Terça a sexta das 10h00 às 17h30; Fim de semana: das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h30

“Fala-se de linha, talvez como fio condutor. Sem dúvida, contudo, portadora de significado. A noção de linha é claramente algo que imediatamente se inscreve num sentido comum, aqui na intenção da Angelina, algo se sobrepõe ao contexto abrangido pelo senso comum. 
Mais do que afirmar uma intenção fechada em si acredita-se que à referida intenção se poderão propor outras linhas, essas de pensamento. A linha como referência visual, estética e humana. O ser na sua verticalidade e o horizonte como planícies na estética da cor e de um repouso do olhar inconsciente, mas pleno. A vida sobrepõe-se à morte porque se realiza e a última porque se inscreve na primeira, apenas na individualidade. Repousemos o olhar e o sentido maior do mesmo nestas obras e o seu poder de arte.” Texto de José Soares.

Angelina nasceu em Portugal (V. N. Famalicão) e cedo se tornou emigrante em França, dividindo e multiplicando assim a sua origem. Possui a Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto a que lhe precede uma profícua atividade profissional nas áreas da moda e decoração. Expôs em várias galerias e instituições nacionais e internacionais, destacando-se na atribuição do Prémio de Fotografia: “Visions entorn de l’aigua” da Fundació Guasch Coranty, Barcelona, Menção Honrosa no XXVII Salão de Primavera, Prémio Rainha Isabel de Bragança na Galeria do Casino Estoril em 2014 e Menção honrosa do concurso de Saúde Oral inserida na semana das Artes FMDUP 2013.


296 leituras