Cultura e Turismo Festival Internacional de Órgão regressa a Famalicão com música clássica e homenagem ao cinemaEconomia Fórum Famalicão Made IN mostrou que inovar é defender o futuro Ação Social Laço humano com uma centena de crianças sensibiliza para os maus-tratos na infânciaJuventude Abertas candidaturas para a VIII edição do Estágio da Jovem Orquestra de Famalicão Cultura e Turismo Festa da Flor vai colorir Famalicão de 8 a 10 de maioEmpreendedorismo e Inovação Famalicão FabLab promove formação gratuitaAtualidade Famalicão celebrou Abril, “a data que se constrói todos os dias”.Educação Famalicão promove Universidade de VerãoCâmara Câmara de Famalicão lança nova Oferta Pública de Aquisição para reforçar oferta de habitação Educação 213 seniores certificados pelo Centro Qualifica de FamalicãoAtualidade Nova edição do boletim municipal efe retrata território acolhedor e solidárioEducação Alunos famalicenses celebram 150 anos da chegada do comboio em exposição no Museu Ferroviário de LousadoAtualidade Mercado do Livro regressa esta quinta-feira ao centro de FamalicãoCultura e Turismo Famalicão assinalou Dia Internacional dos Monumentos com apresentação de obra sobre saunas proto-históricasCultura e Turismo Casa das Artes em MaioEducação Centro Qualifica de Famalicão abre inscrições para adultos que pretendem concluir o 9.º ou 12.º anoCâmara Famalicão assinala os 52 anos da Revolução dos Cravos Atualidade Famalicão homenageia Bombeiros Voluntários de Famalicão numa das principais entradas da cidadeEconomia Famalicão exporta precisão de alto valor: Ysium afirma-se nas cadeias globais mais exigentes Educação Escola Básica de São Miguel de Seide já está a ser requalificadaFreguesias Mário Passos em Joane para acompanhar investimentos estruturantes para o futuro da vila
O SEU LUGAR
Cultura e Turismo

Festival Internacional de Órgão regressa a Famalicão com música clássica e homenagem ao cinema

30-04-2026
Vila Nova de Famalicão volta a ser paragem obrigatória para o Festival Internacional de Órgão (FIO), que na sua 11.ª edição propõe três momentos distintos no concelho. O programa arranca a 22 de maio, às 21h30, na Igreja de São Pedro de Bairro, com a italiana Ilaria Centorrino a explorar as influências barrocas no grande órgão de tubos daquela igreja, instalado recentemente pela JMS Organaria.

No dia seguinte, 23 de maio, a Fundação Cupertino de Miranda acolhe uma sessão especial que celebra o centenário do filme “O Fantasma da Ópera”, com banda sonora improvisada ao vivo pelo organista André Ferreira. A presença do festival em Famalicão encerra a 24 de maio, às 17h00, na Igreja de Ribeirão, com um diálogo entre órgão e clarinete pelos músicos Miriam Cepeda e Luis Alberto Requejo, que interpretarão temas de Verdi, Piazzolla e Villa-Lobos.

Com entrada gratuita, o festival conta este ano com 41 artistas de Portugal, Espanha, Itália e Cuba. Após dez edições realizadas nos concelhos de Famalicão e Santo Tirso, o FIO expande-se este ano e faz a sua estreia em Guimarães, reforçando a ligação entre a música e o património histórico da região.

10 leituras