A reflorestação do concelho de Vila Nova de Famalicão tem um novo número: 60 mil árvores.
A nova meta ambiental da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão para 2030 foi anunciada no passado sábado, 25 de março, no último dia da Semana do Ambiente que ficou marcado pela assinatura de um protocolo de cooperação entre a autarquia e a associação ambiental local H2Ave para uma gestão e promoção mais sustentável do arvoredo municipal.
O presidente da autarquia explicou que o desafio atual das 30 mil árvores “será atingido ainda no decorrer deste ano” e que é chegada a altura de toda a comunidade famalicense abraçar uma nova meta. “Os famalicenses já demonstraram, por diversas ocasiões, que estão alinhados com esta nossa preocupação. Eles são os principais responsáveis pelo sucesso dos anteriores projetos e continuamos a contar com todos na construção de um território mais verde e sustentável”, disse Mário Passos, elencando ainda um conjunto de projetos urbanísticos que vão contribuir para esta nova meta, como é o caso do parque verde urbano do Pelhe, no lugar dos Queimados, e a expansão para Norte do Parque de Sinçães.
Sobre o protocolo estabelecido no passado sábado com a H2Ave – Associação Movimento Cívico para a Dinamização e Valorização do Vale do Ave, o autarca reiterou a ideia de que os atuais desafios climáticos “obrigam à atuação de todos”, mostrando-se “muito satisfeito” com a disponibilidade demonstrada pela associação famalicense para colaborar com o município neste processo, nomeadamente, em matéria de arborização.
A assinatura do documento decorreu na Escola Básica de Pedome, com a presença do vereador do Ambiente, Hélder Pereira, e do presidente da H2Ave, Aurélio Costa.
A H2Ave compromete-se, assim, a colaborar com o município, através do acompanhamento e monitorização de operações de gestão, substituição e plantação de árvores, integradas nos ecossistemas urbanos, rurais e ripícolas do concelho, nomeadamente no acompanhamento de pareceres técnico-científicos desenvolvidos nas áreas de arboricultura, avaliação de risco, inventário e silvicultura urbana desenvolvidos pelo município ou por entidades creditadas para esse fim. Compromete-se ainda a propor, promover e divulgar programas e ações de capacitação à população no âmbito do valor das árvores, das suas funções, gestão sustentável e serviços ecossistémicos prestados e a propor a arborização de espaços e áreas ao abrigo dos projetos ambientais municipais.
Por sua vez, o município compromete-se, entre outras, a apoiar ações e atividades da H2Ave, no âmbito dos seus projetos e atividades ambientais e de arborização, nomeadamente com o fornecimento de exemplares arbóreos e arbustivos e outros materiais e a promover, em parceria com a H2Ave, ações de arborização e promoção de projetos de arborização no concelho.
Refira-se que a H2Ave tem como objetivo a promoção ambiental, a dinamização e valorização de toda a zona envolvente do Rio Ave, assegurando uma cuidada harmonia entre o meio-ambiente, as populações e o seu desenvolvimento socioeconómico.