“Quanto mais formação tivermos, mais evoluído será o nosso território.” Foi com esta convicção que o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, destacou a aposta estratégica do município na qualificação de adultos, durante a sessão solene de entrega de diplomas do Centro Qualifica que distinguiu 151 famalicenses na Casa das Artes.
A cerimónia, que decorreu esta terça-feira, assinalou o culminar de percursos de formação realizados através do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), com a atribuição de diplomas de 9.º e 12.º ano, bem como certificações profissionais, reforçando o papel da educação como motor de desenvolvimento económico e social do concelho.
Na sua intervenção, Mário Passos enalteceu a atitude e a determinação dos diplomados. “Vocês podiam estar acomodados, com uma rotina de vida estabilizada, mas demonstraram audácia, ousadia e coragem”. Para o edil, o investimento pessoal de cada formando tem reflexos diretos na comunidade, lembrando que “a educação é uma pedra basilar do sistema de desenvolvimento económico e social do nosso concelho”.
Miguel Silva, diretor do Departamento de Formação de Adultos da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), elogiou o dinamismo de Vila Nova de Famalicão e o seu contributo “muito ativo para os territórios, para as comunidades e para o país”. O responsável destacou ainda o Programa Qualifica, que classificou como uma “história de sucesso”, referindo que Portugal já apresenta indicadores de participação de adultos e de prevenção do abandono escolar acima da média europeia.
Os números evidenciam a dinâmica do Centro Qualifica de Vila Nova de Famalicão, que no último ano certificou 228 adultos através do RVCC e mais de 2.600 por outras modalidades de formação, como cursos EFA e formação modular. A aposta estende-se também à população sénior, com 328 alunos envolvidos em iniciativas de desenvolvimento de competências digitais e artísticas, reforçando a visão de que a aprendizagem deve acompanhar todas as etapas da vida.
A cerimónia contou ainda com a presença do representante do Serviço de Emprego de Vila Nova de Famalicão e dos diretores dos Agrupamentos de Escolas Padre Benjamim Salgado, D. Sancho I e Camilo Castelo Branco, simbolizando a rede de cooperação que sustenta as políticas locais de qualificação.