O Município de Vila Nova de Famalicão está a implementar um novo sistema de controlo de acesso dos feirantes ao recinto da feira semanal.
A partir do dia 4 de março, a ocupação dos espaços de venda na Feira de Famalicão só será permitida aos feirantes que cumpram com o regulamento municipal para venda neste espaço, nomeadamente, o cumprimento do pagamento de taxas de ocupação, a inexistência de dívidas de anos anteriores ou acordo de pagamento de valores em dívida, o respeito pelo limite do espaço de venda atribuído e a recolha do lixo produzido, deixando o local limpo no final do dia de feira.
As medidas foram explicadas aos feirantes esta quarta-feira, 28 de janeiro, pelo vereador com o pelouro dos Mercados e Feiras, Augusto Lima. No arranque de mais um dia de feira, o autarca percorreu todas as bancas, alertando e sensibilizando os comerciantes para o cumprimento das regras. “O objetivo é sensibilizar os feirantes para que cumpram com o regulamento municipal e dar a conhecer este conjunto de regras que, do contacto que tivemos, são aceites por todos”, explicou Augusto Lima.
As medidas vão entrar em vigor a 4 de março e o município fará uma vigilância apertada sobre o cumprimento das regras. “Esta ação é pedagógica, mas vamos exigir o cumprimento das normas, porque estamos certos que a implementação deste novo sistema traz benefícios para todos, desde logo, para quem vende e vem comprar, colocando em pé de igualdade todos os feirantes”, acrescentou.
A ação de sensibilização foi feita com o acompanhamento da Associação de Feirantes do Distrito do Porto, Douro e Minho, com o presidente Artur Andrade a referir que as medidas a implementar resultam de um diálogo estabelecido com o município e “são reivindicadas por todos os feirantes, saindo todos a ganhar com a limpeza e organização do espaço”.
Refira-se que a entrada no recinto será feita através de um cartão que vai permitir acionar das barreiras de acesso à feira. O Município de Famalicão disponibilizará os cartões de acesso aos comerciantes que tenham a sua situação devidamente regularizada até ao dia 15 de fevereiro. Os cartões podem ser levantados nos serviços administrativos do Mercado Municipal, entre os dias 23 e 27 de fevereiro, no horário das 9h00 às 18h00.