O Município de Vila Nova de Famalicão conseguiu em 2022 um grau de execução orçamental de 80,5% garantindo
“uma excelente concretização da planificação prevista nas Grandes Opções do Plano e Orçamento”, refere o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, que apresenta o Relatório de Gestão e Prestação de Contas de 2022 à análise e aprovação do Executivo Municipal em reunião de Câmara extraordinária agendada para esta quinta-feira, dia 6 de Abril.
O orçamento para o ano de 2022 foi apresentado
“como um instrumento capaz de responder às necessidades e ambições de Vila Nova de Famalicão e dos famalicenses, protegendo o ambiente e as pessoas, potenciando a economia e o emprego”, lembra Mário Passos.
“Estivemos à altura do desafio e da ambição”, refere.
A Agenda Famalicão Ecológico, onde cabem as áreas do Ambiente, Mobilidade, Ordenamento do Território e Transição Energética foi a que recebeu mais investimento, num total de 32,6 milhões, representando uma percentagem de 34,7% do bolo da despesa realizada.
A agenda Famalicão Qualificado, com uma fatia de 26,95% e 25,3 milhões aplicados, e a agenda Famalicão Participativo, com 21 milhões, preencheram o pódio das prioridades de investimento do município no ano transato. A primeira incluiu as apostas paras as áreas da Cultura, Educação Ciência e Juventude, enquanto a segunda os investimentos realizados no Associativismo, Governança municipal e do território, segurança, Smart City e Proteção Civil.
“O ano de 2022 foi um ano estruturante para o futuro de Famalicão. Foi o ano do lançamento do Plano Estratégico Famalicão.30, da criação da Equipa Municipal para as Alterações Climáticas, do arranque da Estratégia Municipal da Habitação, do salto do Famalicão Made In para o Created In, do lançamento do Plano Municipal de Eficiência Energética”, refere Mário Passos na introdução do documento.
“Foi um ano marcado pelo realinhamento estratégico municipal, em articulação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU e por uma abordagem transversal da sustentabilidade nas políticas públicas".
O autarca lembra que 2022
“foi também o ano do arranque do ano letivo com o maior investimento de sempre na Educação e de lançamento de um ambicioso e estruturante Plano de Investimento para a Coesão Social, que visa combater as desigualdades e promover a coesão económica, social e territorial”.
Mário Passos realça ainda o papel da sociedade civil na governança do território.
“Registamos em 2022 o maior volume de negócios de sempre, consolidando assim a nossa posição como o concelho mais exportador da Região Norte e o terceiro mais exportador do país e o segundo município do ranking nacional com maior contributo líquido para a economia”.
“É assim que se faz Famalicão: com todos e para todos”, diz o autarca. Vila Nova de Famalicão.
Consulte o documento do
Relatório de Gestão e Prestação de Contas.