Agenda Municipal / Conferências De Famalicão para o Mundo… e a Europa tão pertos de nós! Celebrando 40 anos de adesão (1986-2026)

De Famalicão para o Mundo… e a Europa tão pertos de nós! Celebrando 40 anos de adesão (1986-2026)
Até 28 Mai
Auditório da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco | 19h00


Público: docentes e público em geral | Inscrições: Docentes em https://www.cfaevnf.pt/course/5428 | Público em geral: famalicaoparaomundo@gmail.com

Os 40 anos da adesão de Portugal à Comunidade Europeia constituem um momento privilegiado de reflexão crítica sobre a integração europeia e os desafios contemporâneos da União Europeia. Apesar da relevância destas temáticas nos documentos curriculares e na educação para a cidadania, verifica-se a necessidade de atualização científica e pedagógica dos docentes em áreas como migrações, populismos, sustentabilidade demográfica, alterações climáticas, geoestratégia e valores europeus. Esta ação pretende responder à necessidade de reforçar o conhecimento crítico, interdisciplinar e contextualizado dos professores, capacitando-os para uma abordagem pedagógica informada da cidadania europeia, da identidade cultural e dos desafios globais, com impacto direto na prática letiva.

Este Ciclo de Conferências visa a divulgação e debate sobre a União Europeia por constituir um espaço político, cultural e civilizacional em permanente construção, atravessado por desafios complexos que exigem uma leitura informada, crítica e interdisciplinar. A investigação nas áreas das ciências sociais, políticas e da educação evidencia a importância da formação contínua dos docentes para a promoção de uma cidadania democrática ativa, especialmente em contextos marcados pelo crescimento dos populismos, pelas dinâmicas migratórias, pelas alterações climáticas e por transformações demográficas profundas.


05 de março | “Os desafios europeus contemporâneos”, com Paulo Cunha (Deputado ao Parlamento Europeu)

19 de março | “A Europa e os Populismos: novos e velhos espectros à solta”, com Sérgio Neto (CITCEM/FLUP)

09 de abril | “A Europa e as migrações. (Re)construindo fronteiras?”, com Teresa Ferreira Rodrigues  (Professora Catedrática da Universidade Nova de Lisboa, FCSH)

23 de abril | “Os Desafios à Sustentabilidade Demográfica em Portugal: Das Políticas Nacionais às Estratégias Locais”, com Fantina Tedim (Professora Catedrática no Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto)

07 de maio | “As alterações climáticas a as políticas europeias”, com Helena Freitas (Universidade de Coimbra)

21 de maio | “Desafios geoestratégicos da Europa contemporânea”, com Azeredo Lopes (Universidade Católica Portuguesa)

28 de maio | “Portugal e a cultura europeia”, com Augusto Santos Silva (Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto)


742 leituras