Agenda Municipal / Diversos Apresentação do livro “Camilo Broca” de Mário Cláudio
Seide | Casa de Camilo – Museu. Centro de Estudos - 17h30
Entrada gratuita
Camilo Castelo Branco é, sem sombra de dúvida, um dos maiores vultos da história da literatura portuguesa. Autor de obras tão emblemáticas como Amor de Perdição, Memórias do Cárcere ou A Queda de Um Anjo, foi o expoente máximo do Romantismo e o primeiro escritor português a viver exclusivamente da escrita. A sua existência foi bastante atribulada e por vezes escandalosa – aquilo a que poderíamos chamar «digna de um romance» – mas quase nada sabemos das suas origens: afinal, donde vem Camilo e quem foram os seus antepassados?
O presente romance, escrito por um dos admiradores confessos do grande escritor romântico, revisita de forma genial a história dos «Brocas», a família de quem Camilo terá herdado não só uma personalidade algo viciosa e doentia, mas sobretudo uma forma exacerbada de amar, que acabaria por marcar tragicamente o seu destino.
Biografia:
Mário Cláudio nasceu no Porto. Tem uma vasta obra literária nas áreas de ficção, teatro, viagem e tradução, pela qual recebeu entre outros os seguintes prémios: Grande Prémio de Romance e Novela, da APE (atribuído duas vezes), Prémio Eça de Queirós, Grande Prémio de Crónica, da APE, Prémio Vergílio Ferreira, Prémio Fernando Namora, Prémio Pessoa pelo conjunto da sua obra (2004), Prémio D. Dinis (2017). Mário Cláudio é autor de inúmeros artigos publicados na imprensa nacional e estrangeira e tem proferido palestras e conferências sobre temas literários ou conotados com a literatura.

