A Câmara Municipal vai adquirir as antigas instalações do Serviço de Finanças da cidade, na Rua Ernesto de Carvalho, em Vila Nova de Famalicão, para aí instalar os serviços do ambiente da autarquia, cujo edifício vai ser transformado numa residência para estudantes universitários.
A aquisição desta propriedade, que ficou livre com a abertura, em 2021, da Loja de Cidadão de Famalicão, vai resultar num investimento municipal na ordem dos 550 mil euros, aprovado hoje em reunião do Executivo Municipal.
O edifício encontra-se, atualmente, sob a tutela da ESTAMO – Participações Imobiliárias, uma sociedade criada pelo Estado Português em 1993, vocacionada para a compra e venda de imóveis, incluindo a revenda dos que sejam adquiridos para esse fim.
A compra à ESTAMO deste imóvel, uma fração autónoma com 868 m2, será feita em três prestações anuais, divididas em 200 mil euros, 175 mil euros e 175 mil euros, ficando o pagamento integral da propriedade concluído em 2025.
Esta aquisição, por parte da autarquia famalicense, vai permitir manter a centralidade dos serviços afetos ao ambiente, sem sobrecarregar os edifícios municipais já existentes, nomeadamente, o dos Paços do Concelho.
A futura residência para estudantes, nas atuais instalações dos serviços municipais ligados ao ambiente, terá uma capacidade para perto de uma centena de camas e vai dar resposta a quatro instituições de Ensino Superior existentes no concelho, entre as quais: Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Universidade do Minho e Universidade Lusíada. Será um investimento de três milhões de euros financiado pelo Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior.