Solidariedade Câmara entrega cabazes solidários a cerca de 5 mil famílias carenciadasAtualidade Município volta a levar Aldeia de Natal aos seniores do concelhoAtualidade Espírito natalício invadiu o Jardim da Câmara Municipal com atuação dos alunos do Centro Escolar Luís de CamõesAtualidade Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes com cerca de 1800 atendimentos em 2025 Fatura ambiental em Famalicão vai manter-se como uma das mais baixas da região Juventude Natal chegou mais cedo para as crianças da CPCJ de FamalicãoAtualidade Praça-Mercado Municipal com alteração de horários na época festivaAtualidade Época festiva com alterações na recolha de resíduosAtualidade Feira semanal com alteração de horário nos dias 24 e 31 de dezembroCâmara Serviços municipais encerrados nos dias 24, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiroReabilitação Urbana Reabilitação da Quinta das Águas vence Prémio Januário Godinho.Desporto Aviso de trânsito | 9ª edição São Silvestre de FamalicãoEconomia Famalicão destaca empreendedorismo e inovação no Boosting Famalicão Made INSegurança e Proteção Civil Famalicão dá a conhecer “Laboratório Móvel de Proteção Civil” no XIII Encontro Nacional de Cidades e Vilas ResilientesCultura e Turismo Casa das Artes em JaneiroBem-Estar Animal Famalicão suspende adoções de animais durante o Natal Saúde Município reafirma disponibilidade para apoiar reabilitação do Hospital de FamalicãoEducação Mais de cinco mil alunos famalicenses participam no Corta-Mato Escolar Ambiente Este domingo há nova campanha de adoção de árvores

Agenda Municipal / Diversos A genealogia em Camilo: Iniciação aos estudos genealógicos e pesquisa de ascendentes

A genealogia em Camilo: Iniciação aos estudos genealógicos e pesquisa de ascendentes
5, 12, 19 e 26 Mar
Seide S. Miguel | Casa-Museu de Camilo

Entrada gratuita | Inscrições até 28 de fevereiro | Público alvo: Professores dos grupos disciplinares: 200, 210, 220, 300 e 400, com o registo de acreditação CCPFC/ACC-126653/24, prof. Bibliotecário, Técnicos Superior, estudantes universitários, público em geral interessado nas questões da investigação histórica e da genealogia. | Docentes: Inscrição obrigatória na plataforma do CFAEVNF aqui | Não docentes: Inscrição obrigatória para: geral@camilocastelobranco.org ou 252309750

Ao longo da sua vida Camilo Castelo Branco interessou-se variadíssimas vezes por temas e assuntos genealógicos. A ascendência e descendência de nomes como João Gonçalves Zarco, o descobridor da Madeira, Inês de Castro, Nuno Álvares Pereira ou Leonor Teles, foram temas recorrentes na sua correspondência e nos seus estudos. Basta ter acesso ao seu arquivo pessoal para vermos isso mesmo através de uma panóplia de documentos relacionados com estes temas. O mesmo se passa com a sua biblioteca pessoal onde abundam exemplares que comprovam este interesse.
Se há 150 anos o acesso à informação era difícil, custoso até,  e só podia ser feito recorrendo-se a grandes cartapácios, disponíveis apenas a uma minoria culta, hoje, graças a uma democratização, também do saber, conhecer os ascendentes  não é apenas uma tarefa de grandes eruditos ou de gente brasonada que tem pergaminhos de fidalguia. Está ao alcance de qualquer um, que tenha vontade, disponibilidade e determinação para o fazer.
É neste sentido que a Casa de Camilo, em S. Miguel de Seide, promove esta formação, aberta ao público em geral e a todos aqueles que a partir do escritor de "A brasileira de Prazins" querem descobrir os (seus) ascendentes e viajar pelo passado através das fontes documentais.
Durante 4 sessões no mês de março, vamos descobrir os avoengos ...na Casa de Camilo e com Camilo.


1667 leituras