Atualidade FEFAL com inscrições abertas para programa de formação para eleitos locaisCultura e Turismo Eixo do Jazz vence ‘Programar em Rede’ com projeto que une a música à literaturaDesporto Ana Azevedo recebida por Mário Passos após conquista histórica no Mundial de Futsal FemininoAtualidade Ribeirão inaugura escultura que celebra a identidade da vilaAção Social Famalicenses ajudam a concretizar desejos de Natal e levam alegria a mais de 200 criançasSegurança e Proteção Civil PSP de Famalicão já está a funcionar na renovada esquadraAtualidade Espírito natalício invadiu o Jardim da Câmara Municipal com atuação dos alunos do Centro Escolar Luís de CamõesAtualidade Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes com cerca de 1800 atendimentos em 2025 Fatura ambiental em Famalicão vai manter-se como uma das mais baixas da região Juventude Natal chegou mais cedo para as crianças da CPCJ de FamalicãoSolidariedade Câmara entrega cabazes solidários a cerca de 5 mil famílias carenciadasAtualidade Município volta a levar Aldeia de Natal aos seniores do concelhoAtualidade Feira semanal com alteração de horário nos dias 24 e 31 de dezembroCâmara Serviços municipais encerrados nos dias 24, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiroAtualidade Praça-Mercado Municipal com alteração de horários na época festivaAtualidade Época festiva com alterações na recolha de resíduosReabilitação Urbana Reabilitação da Quinta das Águas vence Prémio Januário Godinho.Desporto Aviso de trânsito | 9ª edição São Silvestre de FamalicãoEconomia Famalicão destaca empreendedorismo e inovação no Boosting Famalicão Made INSegurança e Proteção Civil Famalicão dá a conhecer “Laboratório Móvel de Proteção Civil” no XIII Encontro Nacional de Cidades e Vilas ResilientesCultura e Turismo Casa das Artes em JaneiroSaúde Município reafirma disponibilidade para apoiar reabilitação do Hospital de FamalicãoBem-Estar Animal Famalicão suspende adoções de animais durante o Natal Educação Mais de cinco mil alunos famalicenses participam no Corta-Mato Escolar
O SEU LUGAR

Voluntários limpam margens do rio Guisande

24-07-2017
Mais de meia centena de voluntários participaram, este sábado, em mais uma jornada de limpeza das margens ribeirinhas de Vila Nova de Famalicão. A ação que decorreu nas margens do rio Guisande foi promovida pela autarquia em conjunto com a Engenho, Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este e a União de Freguesias de Arnoso Santa Maria, Santa Eulália e Sezures.

Esta iniciativa, inserida no âmbito do projeto “Os Nossos Rios” – que tem como objetivo a proteção do ambiente e a promoção do património natural do concelho – e também no processo de adoção do Rio Guisande pela Associação Engenho, envolveu mais uma vez a comunidade na limpeza e preservação das margens e leito do Rio, valorizando assim o património natural. Ao todo, foram limpos mais de 700 metros de margem.

A ação contou com a presença do vereador do Ambiente, Pedro Sena. Entre os voluntários, destaque para o movimento associativo, autarcas, grupos de jovens, associações ambientalistas, agrupamentos do CNE, crianças, pais e colaboradores da Engenho e proprietários dos terrenos ribeirinhos.

Além da ação de limpeza, também se realizou uma verdadeira saída de campo com a responsável do Projeto Rios e um biólogo da H2Ave, que tomaram o rio Guisande como um laboratório vivo e deram a aula aos mais pequenos, in loco, que vibravam a cada descoberta.

Do rio tirou-se uma variadíssima quantidade de plásticos, garrafas, tecidos, restos de uma maquina de lavar e até mesmo ossos, mas no final dos trabalhos todos estavam satisfeitos e com sentimento de missão cumprida e até o Rio voltou a cantar!
118146 leituras