Atualidade FEFAL com inscrições abertas para programa de formação para eleitos locaisCultura e Turismo Eixo do Jazz vence ‘Programar em Rede’ com projeto que une a música à literaturaAtualidade Ribeirão inaugura escultura que celebra a identidade da vilaAção Social Famalicenses ajudam a concretizar desejos de Natal e levam alegria a mais de 200 criançasSegurança e Proteção Civil PSP de Famalicão já está a funcionar na renovada esquadraDesporto Ana Azevedo recebida por Mário Passos após conquista histórica no Mundial de Futsal FemininoJuventude Natal chegou mais cedo para as crianças da CPCJ de FamalicãoSolidariedade Câmara entrega cabazes solidários a cerca de 5 mil famílias carenciadasAtualidade Município volta a levar Aldeia de Natal aos seniores do concelhoAtualidade Espírito natalício invadiu o Jardim da Câmara Municipal com atuação dos alunos do Centro Escolar Luís de CamõesAtualidade Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes com cerca de 1800 atendimentos em 2025 Fatura ambiental em Famalicão vai manter-se como uma das mais baixas da região Câmara Serviços municipais encerrados nos dias 24, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiroAtualidade Praça-Mercado Municipal com alteração de horários na época festivaAtualidade Época festiva com alterações na recolha de resíduosAtualidade Feira semanal com alteração de horário nos dias 24 e 31 de dezembroReabilitação Urbana Reabilitação da Quinta das Águas vence Prémio Januário Godinho.Desporto Aviso de trânsito | 9ª edição São Silvestre de FamalicãoEconomia Famalicão destaca empreendedorismo e inovação no Boosting Famalicão Made INSegurança e Proteção Civil Famalicão dá a conhecer “Laboratório Móvel de Proteção Civil” no XIII Encontro Nacional de Cidades e Vilas ResilientesCultura e Turismo Casa das Artes em JaneiroSaúde Município reafirma disponibilidade para apoiar reabilitação do Hospital de FamalicãoBem-Estar Animal Famalicão suspende adoções de animais durante o Natal Educação Mais de cinco mil alunos famalicenses participam no Corta-Mato Escolar
O SEU LUGAR

Tiago Machado tem um "Bike Tour" para pedalar e ajudar

30-10-2014
Se gosta de pedalar e ajudar, o V Bike Tour Tiago Machado é uma boa sugestão, com os fundos do passeio solidário, organizado pelo ciclista da NetApp-Endura, a reverterem para a Associação Dar as Mãos.

“O Bike Tour Tiago Machado é um passeio de bicicletas que tem o objetivo de incentivo à prática desportiva, nomeadamente ao ciclismo, com fins de cariz social”, começou por explicar Tiago Machado, em declarações à Lusa, referindo que este ano a sua escolha recaiu na Associação Dar as Mãos que, desde 1994, promove no município de Vila Nova de Famalicão a integração social e comunitária de pessoas em situação de carência socioeconómica.

“Tiaguinho”, como gosta de ser chamado, enche-se de orgulho ao lembrar à agência Lusa que o seu passeio solidário, a decorrer a 9 de novembro, é a mais antiga de todas as iniciativas do género em Portugal e, confessa, a ideia nem nasceu de nenhuma premeditação extraordinária.

“A ideia surgiu numa conversa com um amigo durante um treino. Íamos a dizer que a minha freguesia estava muito `morta´ e que precisava de algo para a dinamizar. Lógico que escolhemos um passeio de bicicletas para isso”, contou.

Cinco anos passaram e o ciclista, que para o ano voltará ao WorldTour com as cores da russa Katusha, não podia estar mais satisfeito. “O número de participantes tem vindo a aumentar ano após ano. No primeiro foram 150 inscritos, no segundo 225, no terceiro 350, e no ano passado fomos 500”, enumerou, avançando que até ao momento, e com mais de uma semana ainda para o evento, o seu Bike Tour conta com 270 participantes.

E Machado deixa o alerta: "Mesmo que não seja `profissional´ na arte de pedalar, não deixe de participar, seja pelo facto de estar a contribuir para a Associação Dar as Mãos, seja pelos inúmeros prémios que vão ser sorteados entre os participantes".

Qualquer um dos inscritos está habilitado a ganhar um equipamento e um boné da NetApp-Endura, a equipa que o corredor de Famalicão representa até ao final do ano, um bidão da Katusha e um troféu alusivo à prova, com todas as crianças a receberem uma medalha de participação.

O “herói” do Tour – caiu, entrou na ambulância, voltou à estrada, chegou fora de controlo ao final da décima etapa e foi repescado devido à sua bravura pela organização – não será o único grande nome da modalidade presente. “Até ao momento já confirmaram a presença os meus amigos Nelson Oliveira [ciclista da Lampre-Merida e duplo campeão nacional], Bruno Pires [companheiro de Alberto Contador na Tinkoff-Saxo] e os boavisteiros Daniel Silva, Vergílio Santos e Célio Sousa”, revelou.

A inscrição para o passeio, que terá aproximadamente 20 quilómetros e começa às 9h00 de 9 de novembro em Vila Nova de Famalicão, custa cinco euros para adultos e três para crianças até aos 12 anos.
99959 leituras