Atualidade FEFAL com inscrições abertas para programa de formação para eleitos locaisCultura e Turismo Eixo do Jazz vence ‘Programar em Rede’ com projeto que une a música à literaturaSegurança e Proteção Civil PSP de Famalicão já está a funcionar na renovada esquadraDesporto Ana Azevedo recebida por Mário Passos após conquista histórica no Mundial de Futsal FemininoAtualidade Ribeirão inaugura escultura que celebra a identidade da vilaAção Social Famalicenses ajudam a concretizar desejos de Natal e levam alegria a mais de 200 criançasAtualidade Espírito natalício invadiu o Jardim da Câmara Municipal com atuação dos alunos do Centro Escolar Luís de CamõesAtualidade Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes com cerca de 1800 atendimentos em 2025 Fatura ambiental em Famalicão vai manter-se como uma das mais baixas da região Juventude Natal chegou mais cedo para as crianças da CPCJ de FamalicãoSolidariedade Câmara entrega cabazes solidários a cerca de 5 mil famílias carenciadasAtualidade Município volta a levar Aldeia de Natal aos seniores do concelhoAtualidade Feira semanal com alteração de horário nos dias 24 e 31 de dezembroCâmara Serviços municipais encerrados nos dias 24, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiroAtualidade Praça-Mercado Municipal com alteração de horários na época festivaAtualidade Época festiva com alterações na recolha de resíduosReabilitação Urbana Reabilitação da Quinta das Águas vence Prémio Januário Godinho.Desporto Aviso de trânsito | 9ª edição São Silvestre de FamalicãoEconomia Famalicão destaca empreendedorismo e inovação no Boosting Famalicão Made INSegurança e Proteção Civil Famalicão dá a conhecer “Laboratório Móvel de Proteção Civil” no XIII Encontro Nacional de Cidades e Vilas ResilientesCultura e Turismo Casa das Artes em JaneiroSaúde Município reafirma disponibilidade para apoiar reabilitação do Hospital de FamalicãoBem-Estar Animal Famalicão suspende adoções de animais durante o Natal Educação Mais de cinco mil alunos famalicenses participam no Corta-Mato Escolar
O SEU LUGAR

Sexta-feira de conferência no Museu Bernardino Machado

13-02-2019
É já nesta sexta-feira, dia 15 de fevereiro, às 21h30, que o Museu Bernardino Machado recebe mais uma sessão do ciclo de conferências, desta vez com a professora Heloísa Paulo como convidada para debater o tema “A I República Portuguesa no Brasil: do 5 de outubro ao 28 de maio de 1926”.
O objetivo, explica a convidada, “é demonstrar o impacto do republicanismo português no Brasil e a importância do 5 de Outubro como símbolo de resistência oposicionista dos exilados ou emigrados democratas portugueses residentes no Brasil”.
Heloísa Paulo é doutorada em História Contemporânea pela Universidade de Coimbra, investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20), tendo sido uma das responsáveis por sua criação. Possui trabalho nas áreas do Salazarismo, Propaganda, Cinema, Emigração e Oposição Antissalazarista. É autora de obras como ‘Aqui também é Portugal!’ A colónia portuguesa do Brasil e o salazarismo. Coimbra: Editora Quarteto, 2000; tendo coordenado diversas outras como Memórias das Oposições (1927-1969). Coimbra: Minerva Editora, 2010.
Recorde-se que este ano o ciclo de conferências é dedicado ao tema “Relações Portugal – Brasil na I República (1910-1926)”. Ao todo irão decorrer nove conferências com a participação de investigadores e académicos especialistas na temática.
Para além da divulgação e valorização da figura de Bernardino Machado, um famalicense por adoção que foi Presidente de Portugal por duas vezes durante a I República, o Museu Bernardino Machado tem vindo a destacar-se na organização de diversos eventos e na produção de documentos que têm sido essenciais para investigadores e historiadores, assumindo uma vocação de estudo académico.
O Museu Bernardino Machado que completou em 2017, 15 anos está instalado no Palacete Barão da Trovisqueira, um majestoso edifício do século XIX, localizado bem no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão.
113100 leituras