Atualidade Ribeirão inaugura escultura que celebra a identidade da vilaAção Social Famalicenses ajudam a concretizar desejos de Natal e levam alegria a mais de 200 criançasSegurança e Proteção Civil PSP de Famalicão já está a funcionar na renovada esquadra Fatura ambiental em Famalicão vai manter-se como uma das mais baixas da região Juventude Natal chegou mais cedo para as crianças da CPCJ de FamalicãoSolidariedade Câmara entrega cabazes solidários a cerca de 5 mil famílias carenciadasAtualidade Município volta a levar Aldeia de Natal aos seniores do concelhoAtualidade Espírito natalício invadiu o Jardim da Câmara Municipal com atuação dos alunos do Centro Escolar Luís de CamõesAtualidade Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes com cerca de 1800 atendimentos em 2025Câmara Serviços municipais encerrados nos dias 24, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiroAtualidade Praça-Mercado Municipal com alteração de horários na época festivaAtualidade Época festiva com alterações na recolha de resíduosAtualidade Feira semanal com alteração de horário nos dias 24 e 31 de dezembroDesporto Aviso de trânsito | 9ª edição São Silvestre de FamalicãoReabilitação Urbana Reabilitação da Quinta das Águas vence Prémio Januário Godinho.Economia Famalicão destaca empreendedorismo e inovação no Boosting Famalicão Made INSegurança e Proteção Civil Famalicão dá a conhecer “Laboratório Móvel de Proteção Civil” no XIII Encontro Nacional de Cidades e Vilas ResilientesCultura e Turismo Casa das Artes em JaneiroSaúde Município reafirma disponibilidade para apoiar reabilitação do Hospital de FamalicãoBem-Estar Animal Famalicão suspende adoções de animais durante o Natal Educação Mais de cinco mil alunos famalicenses participam no Corta-Mato Escolar Ambiente Este domingo há nova campanha de adoção de árvores
O SEU LUGAR

Museu Bernardino Machado promove nova conferência esta sexta-feira

14-10-2019
A docente Lina Madeira é a convidada da próxima sessão do ciclo de conferências “As Relações Portugal e Brasil na I República (1910-1926)”, dedicada à temática “Veiga Simões e os interesses de Portugal na Amazónia”, que vai decorrer esta sexta-feira, dia 18, a partir das 21h30, no Museu Bernardino Machado.
“Numa altura em que a floresta amazónica é notícia de primeira página pelas razões mais preocupantes”, o museu famalicense propõe uma conversa sobre Alberto de Veiga Simões, nomeado Cônsul de 3.ª classe de Portugal em Manaus, em 1915, e autor das obras “Daquém & Dalém Mar. Portugal & a Amazónia. Estudo de Política Económica” e “Interesses Portugueses na Amazónia”.
Refira-se que Lina Madeira é professora de História do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário. Natural de Viana do Castelo, licenciou-se em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 1991. Dez anos depois, concluiu o Mestrado em História Contemporânea, pela mesma Faculdade. No ano seguinte, a sua tese, “Alberto da Veiga Simões. Esboço de uma biografia política”, recebeu o Prémio Fundação Mário Soares. Doze anos depois, terminou o Doutoramento em Letras (pré-Bolonha), na área de História, na especialidade de História Contemporânea, pela Faculdade na qual sempre estudou. É colaboradora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra (CEIS20).
103474 leituras