Atualidade FEFAL com inscrições abertas para programa de formação para eleitos locaisCultura e Turismo Eixo do Jazz vence ‘Programar em Rede’ com projeto que une a música à literaturaAtualidade Ribeirão inaugura escultura que celebra a identidade da vilaAção Social Famalicenses ajudam a concretizar desejos de Natal e levam alegria a mais de 200 criançasSegurança e Proteção Civil PSP de Famalicão já está a funcionar na renovada esquadraDesporto Ana Azevedo recebida por Mário Passos após conquista histórica no Mundial de Futsal FemininoAtualidade Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes com cerca de 1800 atendimentos em 2025 Fatura ambiental em Famalicão vai manter-se como uma das mais baixas da região Juventude Natal chegou mais cedo para as crianças da CPCJ de FamalicãoSolidariedade Câmara entrega cabazes solidários a cerca de 5 mil famílias carenciadasAtualidade Município volta a levar Aldeia de Natal aos seniores do concelhoAtualidade Espírito natalício invadiu o Jardim da Câmara Municipal com atuação dos alunos do Centro Escolar Luís de CamõesAtualidade Feira semanal com alteração de horário nos dias 24 e 31 de dezembroCâmara Serviços municipais encerrados nos dias 24, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiroAtualidade Praça-Mercado Municipal com alteração de horários na época festivaAtualidade Época festiva com alterações na recolha de resíduosDesporto Aviso de trânsito | 9ª edição São Silvestre de FamalicãoReabilitação Urbana Reabilitação da Quinta das Águas vence Prémio Januário Godinho.Economia Famalicão destaca empreendedorismo e inovação no Boosting Famalicão Made INSegurança e Proteção Civil Famalicão dá a conhecer “Laboratório Móvel de Proteção Civil” no XIII Encontro Nacional de Cidades e Vilas ResilientesCultura e Turismo Casa das Artes em JaneiroSaúde Município reafirma disponibilidade para apoiar reabilitação do Hospital de FamalicãoBem-Estar Animal Famalicão suspende adoções de animais durante o Natal Educação Mais de cinco mil alunos famalicenses participam no Corta-Mato Escolar
O SEU LUGAR

Município de Famalicão de luto pela morte do Prof. Dr. António Martins da Cruz

02-06-2017
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, decretou dois dias de luto municipal pela morte do Professor Doutor António Martins da Cruz, fundador das Universidades Lusíada e responsável pela vinda do Ensino Superior Universitário para Vila Nova de Famalicão em 1989.

Martins da Cruz faleceu esta quinta-feira aos 99 anos. Foi deputado, provedor da Misericórdia de Penamacor e fundou as Universidades Lusíada. Advogado de profissão, nasceu em Aldeia do Bispo, no concelho de Penamacor, a 1 de janeiro de 1918. Em 1996, foi distinguido com a Medalha de Honra do Município de Vila Nova de Famalicão e em 2009, por altura das comemorações dos 20 anos da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, foi homenageado com a colocação de um monumento em sua honra (busto) no espaço público da cidade, junto à Universidade, com escultura do artista famalicense Augusto Costa.

O corpo estará em Câmara ardente no edifício da Reitoria da Universidade Lusíada de Lisboa a partir desta sexta-feira. O funeral realiza-se amanhã, sábado, 3 de junho, pelas 16h00, em Penamacor.

“Lamento profundamente o desaparecimento deste ilustre cidadão português, que teve um destacado contributo para o desenvolvimento de Vila Nova de Famalicão trazendo até ao nosso concelho o Ensino Superior Universitário. O município estar-lhe-á eternamente agradecido. À família do Prof. Dr. António Martins da Cruz e a toda a família Lusíada expresso as minhas mais sinceras condolências", afirma Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
129593 leituras