Mobilidade Preços dos passes em Famalicão não vão subir em 2026Atualidade FEFAL com inscrições abertas para programa de formação para eleitos locaisCultura e Turismo Eixo do Jazz vence ‘Programar em Rede’ com projeto que une a música à literaturaAtualidade Ribeirão inaugura escultura que celebra a identidade da vilaAção Social Famalicenses ajudam a concretizar desejos de Natal e levam alegria a mais de 200 criançasSegurança e Proteção Civil PSP de Famalicão já está a funcionar na renovada esquadraDesporto Ana Azevedo recebida por Mário Passos após conquista histórica no Mundial de Futsal FemininoJuventude Natal chegou mais cedo para as crianças da CPCJ de FamalicãoAtualidade Município volta a levar Aldeia de Natal aos seniores do concelhoAtualidade Espírito natalício invadiu o Jardim da Câmara Municipal com atuação dos alunos do Centro Escolar Luís de CamõesAtualidade Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes com cerca de 1800 atendimentos em 2025Atualidade Época festiva com alterações na recolha de resíduosAtualidade Feira semanal com alteração de horário nos dias 24 e 31 de dezembroCâmara Serviços municipais encerrados nos dias 24, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiroAtualidade Praça-Mercado Municipal com alteração de horários na época festivaDesporto Aviso de trânsito | 9ª edição São Silvestre de FamalicãoCultura e Turismo Casa das Artes em JaneiroEducação Mais de cinco mil alunos famalicenses participam no Corta-Mato Escolar Ambiente Este domingo há nova campanha de adoção de árvores
O SEU LUGAR

Helder Macedo vence Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho

27-06-2018
O romancista e ensaísta Helder Macedo venceu, por unanimidade, o Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho com a obra "Camões e outros contemporâneos". "Este livro impõe-se pela mestria da sua linguagem, precisa, arguta e inventiva, muito fértil como chão de verdadeira tarefa que é a do ensaísmo literário – pensar a literatura dentro da própria literatura", justificou o júri da Associação Portuguesa de Escritores.
Com selo da Editorial Presença, "Camões e outros contemporâneos" reúne ensaios e testemunhos sobre autores como D. Dinis, Sá de Miranda, Sophia de Mello Breyner Andresen, Eça de Queiroz ou Herberto Helder, com Helder Macedo a justificar, na introdução da obra, que "contemporâneos são todos aqueles com quem vivemos".
"Camões e outros contemporâneos" já tinha sido distinguido este ano, também por unanimidade, com o Prémio D. Diniz/2018, atribuído pela Fundação da Casa de Mateus.
Helder Macedo, 82 anos, é autor de vários ensaios sobre literatura portuguesa e paralelamente assina vários títulos de ficção e de poesia, entre outros, os romances “Pedro e Paula” (1998) e “Tão Longo Amor Tão Curta a Vida” (2013), a coletânea “Poemas Novos e Velhos” (2011) e “Romance” (2015).
O Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho 2017, com um valor de 7.500 euros, foi criado pela Associação Portuguesa de Escritores é patrocinado e tem o apoio da autarquia de Vila Nova de Famalicão.
O júri desta edição integrou os professores e investigadores Artur Anselmo, Clara Rocha e Isabel Cristina Rodrigues.
Este prémio destina-se a galardoar anualmente uma obra de ensaio literário, em português e de autor português, publicada em livro, em primeira edição, no ano anterior.

Fonte: Agência LUSA, 207-06-2018
115944 leituras