Empreendedorismo e Inovação Famalicão FabLab promove formação gratuitaJuventude Abertas candidaturas para a VIII edição do Estágio da Jovem Orquestra de Famalicão Cultura e Turismo Festa da Flor vai colorir Famalicão de 8 a 10 de maioAtualidade Famalicão celebrou Abril, “a data que se constrói todos os dias”.Educação 213 seniores certificados pelo Centro Qualifica de FamalicãoEducação Famalicão promove Universidade de VerãoCâmara Câmara de Famalicão lança nova Oferta Pública de Aquisição para reforçar oferta de habitação Atualidade Nova edição do boletim municipal efe retrata território acolhedor e solidárioEducação Centro Qualifica de Famalicão abre inscrições para adultos que pretendem concluir o 9.º ou 12.º anoCâmara Famalicão assinala os 52 anos da Revolução dos Cravos Educação Alunos famalicenses celebram 150 anos da chegada do comboio em exposição no Museu Ferroviário de LousadoAtualidade Mercado do Livro regressa esta quinta-feira ao centro de FamalicãoCultura e Turismo Famalicão assinalou Dia Internacional dos Monumentos com apresentação de obra sobre saunas proto-históricasCultura e Turismo Casa das Artes em MaioAtualidade Famalicão homenageia Bombeiros Voluntários de Famalicão numa das principais entradas da cidadeEducação Escola Básica de São Miguel de Seide já está a ser requalificadaEconomia Famalicão exporta precisão de alto valor: Ysium afirma-se nas cadeias globais mais exigentes Freguesias Mário Passos em Joane para acompanhar investimentos estruturantes para o futuro da vila
O SEU LUGAR

Famalicense António Gonçalves expõe no CCB

10-04-2017
António Gonçalves, artista, diretor artístico da Fundação Cupertino de Miranda e curador da Galeria Municipal, Ala da Frente, tem exposto no Centro Cultural de Belém a sua "contemplação particular" sobre as “Tentações de Santo Antão", até 25 de junho, na Praça CCB.

Esta obra de António Gonçalves segue a linha do seu trabalho sobre o estudo e prática da pintura, tendo em conta a leitura das “Tentações de Santo Antão”, de Gustave Flaubert, entre outros trabalhos que "foram formando uma base de estudo do erótico, do religioso, do pensamento estético e filosófico, onde o corpo e a sua sexualidade têm uma forte presença", segundo um texto do artista.

António Gonçalves refere ainda que, durante a criação do políptico, sentiu a necessidade de um espaço autónomo para o apresentar, construído especialmente para a obra.

Neste sentido, desafiou a arquiteta a projetar um edifício que albergasse a pintura, "que fosse um espaço consagrado à [sua] contemplação, permitindo uma experiência de observação de fruição, onde o público entre sem qualquer inibição, podendo vivenciar uma experiência contemplativa e de introspeção".

Também foi lançado o convite ao compositor António Celso Ribeiro para criar três momentos musicais para serem interpretadas no espaço do edifício durante a exposição do políptico, "possibilitando uma experiência singular na visualização das três posições que toma o políptico na sua visualização", explica o artista.

António Gonçalves nasceu em 1975, em Vila Nova de Famalicão, e frequentou a Escola Soares dos Reis, no Porto, o Curso de Artes Plásticas – Pintura da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e a Faculdade de Belas Artes de Cuenca-Espanha.


129731 leituras