O Município de Vila Nova de Famalicão vai assinalar o Dia da Europa, no próximo dia 9 de maio, com uma conferência sobre os 40 anos da adesão de Portugal à União Europeia.
A sessão está marcada para as 11h00, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, contará com as intervenções do autarca famalicense Mário Passos, do presidente executivo da Fundação Mestre Casais, José Mendes, do presidente da CCDR-Norte, António Cunha, do eurodeputado famalicense Paulo Cunha e será moderada pela presidente do IPCA, Maria José Fernandes.
O programa comemorativo do Dia da Europa em Famalicão arranca pelas 09h30, com o tradicional hastear da bandeira europeia nos Paços do Concelho ao som do Hino da Europa, interpretado pela orquestra da ArtEduca. Segue-se a Marcha dos Clubes Europeus, pelas 10h30, com um percurso pela cidade desde os jardins dos Paços do Concelho até à Praça-Mercado Municipal.
Pelas 11h00 está então agendada a conferência “40 anos de integração europeia – uma construção com o Poder Local”, no auditório da Biblioteca Municipal. A participação na iniciativa é gratuita, mas sujeita a inscrição para o email international@famalicao.pt. O percurso da União Europeia (UE), o contributo das políticas locais para a competitividade do espaço europeu, a UE como motor do desenvolvimento regional e local, a integração europeia e as novas agendas para um futuro comum serão alguns dos temas em debate na conferência.
Para assinalar o Dia da Europa, a Biblioteca Municipal exibirá também a mostra “Famalicão e o PRR: Projetos que Transformam”, com a apresentação dos vários projetos que estão a ser desenvolvidos no território famalicense com o apoio do PRR.
Mais tarde, pelas 14h30, a Casa da Juventude recebe o Famalicão EuroClubs Hub, um encontro que vai reunir os Clubes Europeus do 3.º Ciclo e Ensino Secundário do concelho, onde serão apresentados os serviços e recursos da Casa da Juventude, bem como os projetos e iniciativas que estão, até ao momento, a ser desenvolvidos pelos clubes europeus. O objetivo passa por promover a troca de ideias e de boas práticas de maneira a fortalecer a cooperação entre escolas e a valorizar a participação ativa dos jovens. Os participantes poderão ainda conhecer as oportunidades proporcionadas pelo Corpo Europeu de Solidariedade, através do testemunho de um voluntário da YUPI. Criado pela União Europeia, recorde-se que o Corpo Europeu de Solidariedade é dirigido a jovens até aos 30 anos dando-lhes a oportunidade de fazer voluntariado ou de trabalhar em projetos, no próprio país ou no estrangeiro.
Pelas 15h00, o Parque da Devesa acolhe o lançamento de um minifoguete experimental desenvolvido pela Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM). O projeto, coordenado pelos docentes Joaquim Carneiro e Manuel Filipe Costa e pelo investigador Iran Rocha, contou com o envolvimento de estudantes da CIOR e da UMinho e simboliza a aposta da Europa na juventude, na ciência e na inovação como motores de desenvolvimento e o compromisso da Universidade do Minho com o desenvolvimento e a inovação.
As comemorações do Dia da Europa em Famalicão terminam na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, pelas 21h00, com a realização do Chá Europeu, um espaço de discussão organizado pelo clube europeu daquela que é também a escola embaixadora do Parlamento Europeu. A iniciativa decorrerá sob o tema “Cidadania Europeia: garantia de Paz?” e contará com as presenças do eurodeputado Paulo Cunha, da Coordenadora Nacional das Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, Isabel Baltazar, e do PSP Luís Gaspar, capacete azul da ONU em várias missões de paz.