O executivo municipal de Vila Nova de Famalicão aprovou, na passada quinta-feira, dia 2 de maio, um apoio financeiro no valor de cerca de 150 mil euros para a requalificação da piscina exterior do Parque de Lazer António Sampaio, na freguesia de Bairro.
Recorde-se que este espaço foi arrendado pela autarquia para a instalação do Campus da Proteção Civil – em funcionamento desde 2022 -, mas também de outras valências de lazer e recreativas destinadas à comunidade.
De acordo com a Junta de Freguesia, que ficará responsável pela gestão da piscina, “esta reabilitação servirá toda a comunidade e ajudará a fomentar o bem-estar e a atividade física tanto em Bairro, como nas freguesias vizinhas”.
A empreitada prevê o redimensionamento da piscina, que passará de 25 para 20 metros de comprimento e para uma altura média de 1.20 metros, pela execução dos acessos e da área de lazer envolvente à piscina, entre outros trabalhos.
Recorde-se que é intenção da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal destinar parte do Parque de Lazer António Sampaio para usufruto da comunidade. A requalificação do campo de ténis e a instalação de um parque infantil junto ao parque de merendas são alguns dos investimentos já efetuados nesse sentido.
De referir ainda que o protocolo com a Junta de Freguesia de Bairro aprovado na última reunião do executivo integra uma nova tranche de apoios municipais financeiros atribuídos às freguesias do concelho, no valor global superior a 300 mil euros.
Foi o caso da freguesia de Fradelos, para a substituição da cobertura do edifício de apoio da antiga escola de Sapugal; do Louro, para a pavimentação da rua João Alves de Sá e Travessa Clemente Lopes; de Requião, para a requalificação do passeio na rua Camilo Castelo Branco; à União de Freguesias (UF) de Arnoso e Sezures, para a pavimentação da rua da Couta e Travessa Nova do Altinho; à UF de Esmeriz e Cabeçudos, para a instalação de um painel de azulejo para a fachada da casa mortuária de Esmeriz; para a UF de Ruivães e Novais, para a construção de monumentos alusivos aos ex-combatentes e para a UF de Seide para obras de alargamento, construção de baía de estacionamento e águas pluviais na rua do Ribeirinho.