Atualidade Ribeirão inaugura escultura que celebra a identidade da vilaAção Social Famalicenses ajudam a concretizar desejos de Natal e levam alegria a mais de 200 criançasSegurança e Proteção Civil PSP de Famalicão já está a funcionar na renovada esquadraDesporto Ana Azevedo recebida por Mário Passos após conquista histórica no Mundial de Futsal Feminino Fatura ambiental em Famalicão vai manter-se como uma das mais baixas da região Juventude Natal chegou mais cedo para as crianças da CPCJ de FamalicãoSolidariedade Câmara entrega cabazes solidários a cerca de 5 mil famílias carenciadasAtualidade Município volta a levar Aldeia de Natal aos seniores do concelhoAtualidade Espírito natalício invadiu o Jardim da Câmara Municipal com atuação dos alunos do Centro Escolar Luís de CamõesAtualidade Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes com cerca de 1800 atendimentos em 2025Câmara Serviços municipais encerrados nos dias 24, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiroAtualidade Praça-Mercado Municipal com alteração de horários na época festivaAtualidade Época festiva com alterações na recolha de resíduosAtualidade Feira semanal com alteração de horário nos dias 24 e 31 de dezembroDesporto Aviso de trânsito | 9ª edição São Silvestre de FamalicãoReabilitação Urbana Reabilitação da Quinta das Águas vence Prémio Januário Godinho.Economia Famalicão destaca empreendedorismo e inovação no Boosting Famalicão Made INSegurança e Proteção Civil Famalicão dá a conhecer “Laboratório Móvel de Proteção Civil” no XIII Encontro Nacional de Cidades e Vilas ResilientesCultura e Turismo Casa das Artes em JaneiroSaúde Município reafirma disponibilidade para apoiar reabilitação do Hospital de FamalicãoBem-Estar Animal Famalicão suspende adoções de animais durante o Natal Educação Mais de cinco mil alunos famalicenses participam no Corta-Mato Escolar Ambiente Este domingo há nova campanha de adoção de árvores
O SEU LUGAR

Famalicão debate “Ser MuSeu”

13-05-2019
As comemorações do Dia Internacional dos Museus arrancam esta quinta-feira, 16 de maio, em Vila Nova de Famalicão, com a conferência “Ser MuSeu”, que vai decorrer pelas 17h30, na Sala da Assembleia Municipal, nos Paços do Concelho.
A iniciativa resulta de uma parceria entre a Rede de Museus de Famalicão, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) e a Faculdade de Letras da Universidade Porto e tem como objetivo refletir sobre o conceito de museu. Para isso, foram convidadas um conjunto de personalidades ligadas à cultura, às artes e aos museus.
A abrir a conferência estará o Diretor Regional de Cultura do Norte, António Ponte. José Gameiro, da Direção do ICOM – Portugal irá lançar o tema “Pensar um novo conceito e uma nova definição de Museu, será preciso?” e Alice Semedo da Faculdade de Letras da Universidade do Porto irá falar sobre as competências e atitudes para profissionais de museus, pensadores de sistemas e poetas de ação.
De seguida, será apresentado o vídeo “Ser Museu”. A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação da sala.
Refira-se que o Dia Internacional dos Museus se assinala no sábado, 18 de maio, e o tema proposto pelo ICOM é “Os museus como eixos culturais: O futuro das tradições”.
Em Vila Nova de Famalicão, o programa decorre até domingo, dia 19 e conta com perto de meia centena de atividades, distribuídas pelas 13 estruturas museológicas do concelho, que compõem a Rede de Museus de Famalicão.

124311 leituras