Segurança e Proteção Civil PSP de Famalicão já está a funcionar na renovada esquadraDesporto Ana Azevedo recebida por Mário Passos após conquista histórica no Mundial de Futsal FemininoAtualidade Ribeirão inaugura escultura que celebra a identidade da vilaAção Social Famalicenses ajudam a concretizar desejos de Natal e levam alegria a mais de 200 criançasAtualidade Espírito natalício invadiu o Jardim da Câmara Municipal com atuação dos alunos do Centro Escolar Luís de CamõesAtualidade Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes com cerca de 1800 atendimentos em 2025 Fatura ambiental em Famalicão vai manter-se como uma das mais baixas da região Juventude Natal chegou mais cedo para as crianças da CPCJ de FamalicãoSolidariedade Câmara entrega cabazes solidários a cerca de 5 mil famílias carenciadasAtualidade Município volta a levar Aldeia de Natal aos seniores do concelhoAtualidade Época festiva com alterações na recolha de resíduosAtualidade Feira semanal com alteração de horário nos dias 24 e 31 de dezembroCâmara Serviços municipais encerrados nos dias 24, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiroAtualidade Praça-Mercado Municipal com alteração de horários na época festivaReabilitação Urbana Reabilitação da Quinta das Águas vence Prémio Januário Godinho.Desporto Aviso de trânsito | 9ª edição São Silvestre de FamalicãoSegurança e Proteção Civil Famalicão dá a conhecer “Laboratório Móvel de Proteção Civil” no XIII Encontro Nacional de Cidades e Vilas ResilientesEconomia Famalicão destaca empreendedorismo e inovação no Boosting Famalicão Made INCultura e Turismo Casa das Artes em JaneiroSaúde Município reafirma disponibilidade para apoiar reabilitação do Hospital de FamalicãoBem-Estar Animal Famalicão suspende adoções de animais durante o Natal Educação Mais de cinco mil alunos famalicenses participam no Corta-Mato Escolar Ambiente Este domingo há nova campanha de adoção de árvores
O SEU LUGAR
Cultura e Turismo

Auto da Barca do Inferno para mais de mil alunos na Casa das Artes

07-02-2023
Mais de um milhar de alunos de turmas do 9.º ano de escolaridade de escolas de Vila Nova de Famalicão são esperados na Casa das Artes, nos dias 9 e 10 de fevereiro, para assistirem à estreia do Auto da Barca do Inferno, um clássico de Gil Vicente, levado a cena numa coprodução AGON/Momento - Artistas Independentes e Casa das Artes.

Trata-se de um espetáculo inserido também no Programa Educativo e Cultural “De Famalicão para o Mundo” e que vai de encontro à matéria letiva da disciplina de Português do 9.º ano de escolaridade.
O Auto da Barca do Inferno é apresentado no dia 9 de fevereiro com sessões às 10h00 e às 15h00. E repete, no dia 10, às 10h00. 

Sinopse
"À barca, à barca da vida"
Nesta famosa alegoria de Gil Vicente vemos aqui julgadas várias almas. Almas que seguiram caminhos distintos na Terra e que chegaram a um ponto de não retorno. Qual será o fim destes seres? Será a pura Barca da Glória guardada pelo Anjo o veículo que os levará ao grandioso fim? Ou será a suja e espaçosa Barca do Inferno guardada pelo sarcástico Diabo? Na obra destacam-se não só os percursos e ações de cada "figura-tipo", mas também a identificação e a intemporalidade, recorrendo à dramatização, à tecnologia e à música como estratégias de aproximação desta obra datada ao público escolar jovem. Num mundo em que cada vez mais cada ação do Homem é julgada por tudo e todos, o "Auto da Barca do Inferno" não fica indiferente à evolução dos tempos, justificando o porquê de ser uma obra ainda muito analisada no percurso escolar dos jovens.

Ficha Artística
Encenação: Filipe Gouveia
Composição e música ao vivo: Paulo Pires
Interpretação: Bárbara Correia, Francisco Lima, Luísa Alves e Sara Maia
Conceção Plástica: Diogo Freitas
Desenho e Operação de Luz: Pedro Abreu
Músicos: Paulo Pires (piano); Luís Correia (baixo); Tiago Baldaia (Percussão)
Operação de Som: António Cardoso
Produção: AGON / Momento - Artistas Independentes
Coprodução: Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão

Toda a programação da Casa das Artes e do TNF pode ser consultada, todos os dias, no site (www.casadasartes.org) e nas redes sociais Facebook e Instagram.
17265 leituras