Desporto Ana Azevedo recebida por Mário Passos após conquista histórica no Mundial de Futsal FemininoAtualidade Ribeirão inaugura escultura que celebra a identidade da vilaAção Social Famalicenses ajudam a concretizar desejos de Natal e levam alegria a mais de 200 criançasSegurança e Proteção Civil PSP de Famalicão já está a funcionar na renovada esquadraAtualidade Espírito natalício invadiu o Jardim da Câmara Municipal com atuação dos alunos do Centro Escolar Luís de CamõesAtualidade Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes com cerca de 1800 atendimentos em 2025 Fatura ambiental em Famalicão vai manter-se como uma das mais baixas da região Juventude Natal chegou mais cedo para as crianças da CPCJ de FamalicãoSolidariedade Câmara entrega cabazes solidários a cerca de 5 mil famílias carenciadasAtualidade Município volta a levar Aldeia de Natal aos seniores do concelhoAtualidade Feira semanal com alteração de horário nos dias 24 e 31 de dezembroCâmara Serviços municipais encerrados nos dias 24, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiroAtualidade Praça-Mercado Municipal com alteração de horários na época festivaAtualidade Época festiva com alterações na recolha de resíduosReabilitação Urbana Reabilitação da Quinta das Águas vence Prémio Januário Godinho.Desporto Aviso de trânsito | 9ª edição São Silvestre de FamalicãoEconomia Famalicão destaca empreendedorismo e inovação no Boosting Famalicão Made INSegurança e Proteção Civil Famalicão dá a conhecer “Laboratório Móvel de Proteção Civil” no XIII Encontro Nacional de Cidades e Vilas ResilientesCultura e Turismo Casa das Artes em JaneiroSaúde Município reafirma disponibilidade para apoiar reabilitação do Hospital de FamalicãoBem-Estar Animal Famalicão suspende adoções de animais durante o Natal Educação Mais de cinco mil alunos famalicenses participam no Corta-Mato Escolar Ambiente Este domingo há nova campanha de adoção de árvores
O SEU LUGAR

Arquivo Municipal recebe conferência sobre Eça de Queirós e a Geração de 70

22-05-2019
O Arquivo Municipal Alberto Sampaio, de Vila Nova de Famalicão, recebe amanhã, quinta-feira, dia 23 de maio, a conferência "Eça de Queirós e a Geração de 70: itinerários de amizade, pensamento e acção".
A iniciativa é apresentada pelo historiador e professor Gonçalves Guimarães, atual diretor adjunto da nova série da Revista de Portugal, fundada em 1889 por Eça de Queirós.
A Geração de 70 é normalmente apresentada como um conjunto de personalidades ligadas à Literatura, onde pontificaram nomes como Eça de Queirós, Antero de Quental e outros, um vasto painel de intelectuais saídos da Universidade de Coimbra e de outras escolas superiores na década de sessenta do século XIX. Porém a influência desta geração é tanto mais ampla, quanto esquecida, nos domínios da Arte e das Ciências, para além da Política. Nesta conferência serão recordados alguns desses nomes e as suas relações com o escritor e pensador Eça de Queirós.
Refira-se que Gonçalves Guimarães é licenciado em História, mestre em Arqueologia e fez o curso de doutoramento em História na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Foi professor auxiliar convidado do curso de Ciências Históricas da Universidade Portucalense Infante D. Henrique entre 1991 e 2004. Exerce as funções de diretor do Solar Condes de Resende, a Casa Queirosiana gaiense, desde 1987, e aí tem organizado cursos livres sobre as mais diversas temáticas desde 1991, tendo igualmente lecionado noutros estabelecimentos de ensino público e privado.
A conferência começa às 18h00 e tem entrada livre.
117306 leituras