Segurança e Proteção Civil PSP de Famalicão já está a funcionar na renovada esquadraDesporto Ana Azevedo recebida por Mário Passos após conquista histórica no Mundial de Futsal FemininoAtualidade Ribeirão inaugura escultura que celebra a identidade da vilaAção Social Famalicenses ajudam a concretizar desejos de Natal e levam alegria a mais de 200 criançasAtualidade Espírito natalício invadiu o Jardim da Câmara Municipal com atuação dos alunos do Centro Escolar Luís de CamõesAtualidade Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes com cerca de 1800 atendimentos em 2025 Fatura ambiental em Famalicão vai manter-se como uma das mais baixas da região Juventude Natal chegou mais cedo para as crianças da CPCJ de FamalicãoSolidariedade Câmara entrega cabazes solidários a cerca de 5 mil famílias carenciadasAtualidade Município volta a levar Aldeia de Natal aos seniores do concelhoAtualidade Época festiva com alterações na recolha de resíduosAtualidade Feira semanal com alteração de horário nos dias 24 e 31 de dezembroCâmara Serviços municipais encerrados nos dias 24, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiroAtualidade Praça-Mercado Municipal com alteração de horários na época festivaReabilitação Urbana Reabilitação da Quinta das Águas vence Prémio Januário Godinho.Desporto Aviso de trânsito | 9ª edição São Silvestre de FamalicãoSegurança e Proteção Civil Famalicão dá a conhecer “Laboratório Móvel de Proteção Civil” no XIII Encontro Nacional de Cidades e Vilas ResilientesEconomia Famalicão destaca empreendedorismo e inovação no Boosting Famalicão Made INCultura e Turismo Casa das Artes em JaneiroSaúde Município reafirma disponibilidade para apoiar reabilitação do Hospital de FamalicãoBem-Estar Animal Famalicão suspende adoções de animais durante o Natal Educação Mais de cinco mil alunos famalicenses participam no Corta-Mato Escolar Ambiente Este domingo há nova campanha de adoção de árvores
O SEU LUGAR

Órgão do século XIX recuperado em Famalicão

11-09-2019
No dia 21 de setembro realiza-se na igreja de Telhado, em Vila Nova de Famalicão, pelas 21h00, o concerto inaugural do último órgão de tubos construído pelo organeiro Manuel de Sá Couto, em 1836, e que foi recentemente restaurado pela empresa JMS Organaria. Rosana Orsini (soprano) e Marco Brescia (órgão) são os convidados deste concerto inaugural. A entrada é livre.
O restauro que durou cerca de sete meses e implicou um investimento total de 20 mil euros permitiu dotar o órgão da sua traça original, depois de ter sido completamente adulterado com os restauros realizados ainda no seculo passado.
“Depois de um trabalho bastante minucioso conseguimos recuperar a tinta original, o teclado também foi restituído à forma original. Todas as partes mecânicas foram revistas e foi feita a harmonização de origem tal como o construtor havia feito na época”, explica Joaquim Silva da JMS Organaria, adiantando que se “trata de um órgão histórico e de caraterísticas únicas”.
Terá sido, muito provavelmente o último órgão construído Manuel de Sá Couto.
O restauro contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, que atribuiu um subsídio no valor de nove mil euros.
O concerto inaugural contará com as presenças do Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, do Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, entre outras personalidades do concelho.


109574 leituras