Educação
Programa Acompanhar permitiu dar resposta a mais de 8500 crianças e jovens na última década
28-01-2026
Só no passado ano letivo, 2024/2025, foram envolvidos 838 alunos, em pelo menos 40 horas de capacitação e programas de tutoria de pares e mentoria de capacitação e inclusão inteligente, com uma taxa de sucesso educativo na ordem dos 98%. Deste universo, refira-se que cerca de 207 estavam em situação de risco, inclusive de abandono escolar, e 105 apresentavam pelo menos duas retenções, sendo que a maior parte deste grupo são alunos a frequentar Cursos Profissionais ou Percursos Curriculares Alternativos.
Já no corrente ano letivo, 2025/2026, estão a ser apoiados cerca de 1012 crianças e jovens, com idade compreendida entre os 6 e os 19 anos, de sete estabelecimentos de ensino do concelho de Vila Nova de Famalicão.
Recentemente, a rede do programa foi alargada e consolidada a sua ação a mais parceiros sociais, incorporando atualmente mais de 20 parceiros, entre os quais: estabelecimentos de ensino, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), cooperativas, organismos públicos e associações juvenis.
Na última reunião da Rede de Parceiros do Programa Acompanhar que teve lugar no passado dia 21 de janeiro, na Casa do Território (Parque da Devesa), o vereador da Educação da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Pedro Oliveira, salientou o sucesso do programa e da importância desta colaboração estratégica.
“Os estabelecimentos de ensino enfrentam hoje novos desafios, como a integração de alunos migrantes e uma resposta eficaz aos alunos com necessidades especiais” comentou o autarca, ciente da realidade atual do sistema educativo e das mais-valias do programa. “O Acompanhar dá um apoio imprescindível à comunidade escolar e os indicadores de envolvimento escolar evidenciam precisamente isso. Temos resultados concretos e consistentes ao longo dos últimos 10 anos, que se refletem em jovens mais escolarizados e integrados na comunidade” destaca Pedro Oliveira

