Foi apresentada no passado sábado, dia 17 de maio, a 16.ª Academia Sénior do concelho, em Mouquim.
O objetivo deste projeto criado pela Câmara Municipal passa por promover o envelhecimento ativo e combater a exclusão social e o isolamento dos idosos famalicenses.
“Queremos os nossos seniores ativos e felizes e é, por isso, com grande satisfação que assisto ao surgimento de mais uma Academia”, referiu o autarca famalicense Mário Passos, na apresentação da Academia Sénior de Mouquim que decorreu sábado, integrada na Mostra Comunitária da freguesia.
Recorde-se que, em 2024, o Município de Famalicão foi reconhecido pelas suas políticas públicas direcionadas às pessoas seniores, com a integração na Rede Global da Organização Mundial de Saúde (OMS) de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas.
A Rede de Academias Seniores de Famalicão tem como objetivo atuar de forma descentralizada nas diversas comunidades de freguesia do concelho, na constituição e promoção das atividades e programas promotores de envelhecimento ativo, sustentável e saudável. O projeto das Academias Seniores tem sido implementado ao longo dos últimos três anos, e são já 16 as instituições que estão formalizadas e com trabalho ativo no terreno.