O Município de Vila Nova de Famalicão assinou esta quinta-feira, 8 de maio, um memorando de entendimento com a Startup Portugal, reforçando o seu compromisso com a dinamização do ecossistema de inovação e empreendedorismo.
A parceria visa apoiar empresas com estatuto reconhecido de startup e scaleup, com sede ou atividade no concelho, fomentando a competitividade, a inovação e a criação de valor no território.
A sessão de assinatura do memorando teve lugar na Alfândega do Porto, com a presença do vereador da Economia e Empreendedorismo, Augusto Lima.
Este acordo estratégico prevê um conjunto de compromissos mútuos. A Startup Portugal compromete-se a partilhar informação relevante sobre o ecossistema nacional, apoiar a captação de talento e investimento, divulgar iniciativas locais junto da sua rede de contactos, bem como promover o Famalicão Made IN enquanto incubadora acreditada e membro da Rede Nacional de Incubadoras. Por sua vez, o Município de Famalicão assume o reforço do programa Famalicão Made IN como pilar estratégico de apoio a startups e scaleups, promovendo a educação para o empreendedorismo, valorizando a rede de mentores e dinamizando iniciativas de captação e aceleração de negócios inovadores, como o JUMP, Elevador, Showcase e Hackathon. A autarquia compromete-se ainda a qualificar as áreas de acolhimento empresarial, atrair novos projetos e consolidar o Famalicão IN HUB, em Vale S. Cosme, como centro de excelência para o empreendedorismo e inovação tecnológica.
“O Município de Famalicão tem um forte interesse em promover o empreendedorismo, em especial o de base tecnológica, através do apoio especializado do Famalicão Made IN e do desenvolvimento de iniciativas estruturadas. A celebração deste memorando com a Startup Portugal representa uma convergência de vontades, que permitirá consolidar e expandir a nossa ação junto das startups e scaleups, potenciando um ecossistema local cada vez mais competitivo e inovador”, assinalou hoje Augusto Lima.
Recorde-se que Vila Nova de Famalicão é reconhecido pelo seu tecido industrial diversificado, fortemente exportador e dinâmico, e por uma crescente tradição de empreendedorismo tecnológico, fatores que sustentam uma estratégia municipal robusta de apoio à inovação. A ligação com entidades públicas e privadas do ecossistema nacional será agora reforçada com esta nova aliança.
Em 2024, o concelho foi distinguido com o título de Região Empreendedora Europeia, atribuído pelo Comité das Regiões Europeu, como reconhecimento da estratégia "Do Made IN Famalicão ao Created IN Famalicão", que tem vindo a afirmar o território como referência nacional no apoio ao empreendedorismo.
A Startup Portugal é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo desenvolver atividades de interesse público no âmbito da promoção do empreendedorismo.