O SEU LUGAR
Ambiente

Hotéis para abrigar e proteger insetos na Devesa

24-02-2020
As hortas urbanas de Vila Nova de Famalicão, que estão instaladas no Parque da Devesa, estão a criar condições para acolher e proteger os insetos que habitam nas hortas e que ajudam a controlar as pragas agrícolas e florestais, como é o caso das joaninhas, crisopas e vespas parasitas.
Para isso, estão a ser construídos vários abrigos, também apelidados de hotéis para insetos em áreas urbanas, que têm como objetivo criar condições para que os insetos se mantenham por perto exercendo as suas funções para o bom equilíbrio biológico.
A sociedade está cada vez mais informada e sensível para o problema do desaparecimento dos insetos, em geral, e são várias as estratégias para tentar travar esta tendência, como a criação de corredores verdes que atravessam as cidades, a restauração de habitats silvestres que envolvem os campos agrícolas, a redução do uso de pesticidas, entre outras.
Uma das estratégias que está em crescimento é, precisamente, a instalação dos abrigos de insetos, criando condições para que se mantenham perto das hortas mesmo nos períodos que não estão ativos e precisam de ter condições para reproduzir-se e invernar.
98347 leituras