O SEU LUGAR
Cultura e Turismo

Famalicão junta-se a Rede Intermunicipal pela Salvaguarda do Canto Polifónico

11-04-2023
Vila Nova de Famalicão juntou-se a Arouca, Braga, Oeiras, Santa Maria da Feira, São Pedro do Sul, Vale de Cambra, Vouzela e Viana do Castelo, pela preservação da polifonia tradicional. A adesão da autarquia famalicense à Rede Intermunicipal pela Salvaguarda do Canto Polifónico foi aprovada pelo executivo municipal no passado dia 23 de março, e fortalece a preservação desta expressão vocal ancestral.


De recordar que o Município de Vila Nova de Famalicão, através do Gabinete do Património Cultural, concebeu e implementou, em 2019, o projeto ‘Recolha de Polifonias Tradicionais de Vila Nova de Famalicão’, que visa recolher, inventariar, e documentar estas expressões culturais, artísticas e musicais.

A criação desta rede intermunicipal visa facilitar a implementação das medidas de salvaguarda e o apoio necessário aos grupos que integram o projeto ‘Canto a Vozes de Mulheres’, entre os quais se insere o Grupo Etnográfico Rusga de Joane.

Refira-se que a candidatura ‘Canto a Vozes de Mulheres’ à Lista Nacional de Património Cultural Imaterial foi apresentada pela Associação de Canto a Vozes - Fala de Mulheres (ACVFM) em parceria com a Universidade de Aveiro (UA) e a Câmara Municipal de São Pedro do Sul, tendo a sua formalização ocorrido a 11 de setembro de 2021. Desde então, estas entidades têm apostado no desenvolvimento de uma rede intermunicipal, de forma a fortalecer esta candidatura e salvaguardar o canto polifónico de matriz rural, uma expressão vocal coletiva, forma de cantar a três ou mais vozes, sem acompanhamento instrumental, que tem uma forte expressão no território nacional, principalmente no Norte e Centro de Portugal.

5038 leituras