Comunicação /
Notícias
Breves
Ambiente
Teatro e Educação Ambiental unem-se no IV Encontro Eco-Escolas
03-03-2026
O IV Encontro Concelhio Eco-Escolas vai contar com a estreia absoluta da peça de teatro “A Árvore da Minha Avó”, reforçando a aposta de Vila Nova de Famalicão na educação e sensibilização ambiental.
O espetáculo, criado para a comunidade escolar do concelho, realiza-se de 9 e 13 de março, no Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, com sessões marcadas para as 10h30 e as 15 horas.
A peça visa estimular o pensamento crítico, a reflexão e o sentido de responsabilidade ambiental entre os alunos e assume um registo multidisciplinar, combinando marionetas, máscaras e artes circenses.
A narrativa decorre à sombra de uma árvore e acompanha a história de uma criança que aprende a valorizar a natureza através dos ensinamentos da avó, reforçando a ideia de que a preservação ambiental depende da ação coletiva e individual.
Cada estabelecimento de ensino será representado por uma única turma, num total previsto de 1650 participantes.
Recorde-se que Vila Nova de Famalicão é o município com mais Eco-Escolas do país, com 80 instituições educativas galardoadas que, ao longo do ano letivo, trabalham domínios como Resíduos, Água, Energia, Biodiversidade, Agricultura e Espaços Exteriores, Floresta e Alterações Climáticas, consolidando um percurso de sensibilização que visa formar cidadãos mais conscientes, participativos e comprometidos com a sustentabilidade.

