Fatura ambiental em Famalicão vai manter-se como uma das mais baixas da região Juventude Natal chegou mais cedo para as crianças da CPCJ de FamalicãoSolidariedade Câmara entrega cabazes solidários a cerca de 5 mil famílias carenciadasAtualidade Município volta a levar Aldeia de Natal aos seniores do concelhoAtualidade Espírito natalício invadiu o Jardim da Câmara Municipal com atuação dos alunos do Centro Escolar Luís de CamõesAtualidade Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes com cerca de 1800 atendimentos em 2025Câmara Serviços municipais encerrados nos dias 24, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiroAtualidade Praça-Mercado Municipal com alteração de horários na época festivaAtualidade Época festiva com alterações na recolha de resíduosAtualidade Feira semanal com alteração de horário nos dias 24 e 31 de dezembroDesporto Aviso de trânsito | 9ª edição São Silvestre de FamalicãoReabilitação Urbana Reabilitação da Quinta das Águas vence Prémio Januário Godinho.Economia Famalicão destaca empreendedorismo e inovação no Boosting Famalicão Made INSegurança e Proteção Civil Famalicão dá a conhecer “Laboratório Móvel de Proteção Civil” no XIII Encontro Nacional de Cidades e Vilas ResilientesCultura e Turismo Casa das Artes em JaneiroSaúde Município reafirma disponibilidade para apoiar reabilitação do Hospital de FamalicãoBem-Estar Animal Famalicão suspende adoções de animais durante o Natal Educação Mais de cinco mil alunos famalicenses participam no Corta-Mato Escolar Ambiente Este domingo há nova campanha de adoção de árvores
O SEU LUGAR
Região Empreendedora Europeia

Poiares Maduro defendeu em Famalicão “a importância das respostas locais para os desafios globais”

21-03-2024

“Onde há mais competências e mais capacidade de intervenção ao nível local, os Estados estão em melhores condições de responder aos desafios globais, para serem mais competitivos e garantirem melhores condições de vida para as suas populações”. A ideia foi deixada hoje por Miguel Poiares Maduro, em Vila Nova de Famalicão, na conferência “Desafios Globais e o Papel das Instituições e Agentes Locais na Internacionalização dos Territórios”, promovida no âmbito da estratégia de internacionalização do município famalicense e integrada nas ações de Famalicão Região Empreendedora Europeia 2024.

Poiares Maduro falou dos grandes desafios globais que se colocam à governança e do papel vital das instituições locais e dos seus agentes na construção de um território mais competitivo, inovador e internacionalizado. “Temos dados muito sólidos que nos demonstram que os países mais descentralizados são países com nível de desenvolvimento económico e social superior e, desse ponto de vista, as políticas públicas são também mais eficazes quanto mais conhecerem e se adequarem ao território, porque permitem maior experimentação, mais qualidade de resposta e eficácia às necessidades das pessoas. É neste prisma que as autarquias locais desempenham um papel fundamental neste processo” disse.

Recorde-se que desde 2018 que a autarquia famalicense está empenhada em promover uma estratégia de diplomacia urbana, visando a internacionalização de Famalicão. A Rede de Embaixadores VNF Alliance é reflexo desse empenho e simboliza o compromisso da Câmara Municipal em promover a colaboração entre agentes locais, tanto privados como públicos, com o objetivo de abrir Famalicão ao mundo.

A este propósito, o presidente da Câmara de Famalicão Mário Passos deu conta de um trabalho nas políticas públicas do município “para estimular o crescimento, aumentar a competitividade e criar condições para a sustentabilidade a longo prazo”.  Mário Passos apontou o reconhecimento de Famalicão como Região Empreendedora Europeia, como um bom exemplo desta estratégia “que nos projeta internacionalmente” e reconhece a capacidade empreendedora do concelho, assente na estratégia do Famalicão Made In ao Famalicão Created IN, com inovação, resiliência e em linha com os princípios da transição verde e da transição digital expressos nas políticas europeias.

18672 leituras