Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, e o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, inauguram no próximo sábado, dia 10 de julho, a Via Ciclo Pedonal entre Vila Nova de Famalicão e a Póvoa de Varzim, construída no antigo ramal ferroviário que liga as duas cidades, numa extensão total de 27 quilómetros.
Paulo Cunha e Aires Pereira começam por descerrar uma placa alusiva à abertura da infraestrutura junto ao início da ciclovia em cada concelho e encontram-se, depois de percorrerem cada um a sua extensão, pelas 10h00, no ponto do percurso que marca a fronteira entre os dois territórios, na passagem de Gondifelos para Balasar (Coordenadas GPS: X: -40944.6; Y: 193663.4)
A obra teve um custo total custo de 4 333 644,27 de euros e beneficiou de um cofinanciamento FEDER no âmbito do Programa Operacional Norte 2020 no valor de 3 683 598,63 de euros.
A nova infraestrutura oferece condições de excelência para a mobilidade sustentável, mas também para a prática desportiva ou simplesmente para lazer. O antigo trajeto dos comboios, que encerrou em 1995, deu lugar às pessoas que a pé ou de bicicleta podem desfrutar de um percurso com rio, árvores, campos, passadiços, hortas e animais.
A Via Ciclo Pedonal posiciona-se, assim, como um novo eixo de mobilidade que permite às pessoas substituírem as estradas e o automóvel. Tem iluminação pública em toda a sua extensão e está pavimentada com asfalto e pintura a distinguir os espaços para peões e bicicletas. A largura é de 3,30 metros e existe sinalética vertical e horizontal intensa e diversa.
O mesmo perfil, desenho, largura e equipamentos da via é resultado do trabalho de cooperação técnica entre os dois municípios. Cada Município promoveu a execução da empreitada no seu concelho, tendo por base de partida o mesmo projeto.
Infra-estrutura:
- Extensão: 27 km
- Nº total de residentes cobertos pela Via: 80 000 habitantes/residentes;
- Espaços verdes reabilitados: 167,841 m2
- Nº de novas árvores plantadas: 271
- Nº de lugares de estacionamento reservados para portadores de deficiência: 7
- Áreas de serviço ao longo da via (bares/áreas de Descanso): 12
Ambiente
- Redução esperada de emissões de CO2: 13555 toneladas em 2023;
- Redução do consume de energia: iluminação pública em LED