Foi em ambiente de festa que as comunidades educativas de Arnoso Santa Eulália, Castelões e Mogege assinalaram este fim de semana a conclusão das obras de renovação dos seus edifícios escolares.
O momento de celebração nas três freguesias foi presenciado pelo presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, que esteve na passada sexta-feira, 27 de junho, na inauguração da reabilitação da EB1 de Castelões e das obras realizadas na EB/JI de Mogege, e no sábado, dia 28, na inauguração das obras de remodelação e ampliação da EB de Quintão, em Arnoso Santa Eulália. Três investimentos que totalizam mais de 1,3 milhões de euros.
Em Arnoso Santa Eulália, Mário Passos esteve acompanhado dos alunos e ‘novos inquilinos’ da escola, que ficaram a conhecer a renovação do edifício na festa de encerramento do ano escolar.
A EB de Quintão é hoje uma escola transformada, como resultado da ampliação do edifício, da criação de novas áreas que se desenvolveram em continuidade do edifício pré-existente, do espaço de recreio coberto, recreio com campo de jogos, espaços verdes e parque infantil. Além das salas de aula para os alunos do 1.º Ciclo, a escola vai também receber os alunos do ensino Pré-Escolar, até agora instalado no espaço de uma associação da freguesia.
“Era uma das escolas que havíamos identificado como de intervenção urgente, porque não cumpria com os requisitos que estabelecemos para o parque escolar do concelho, onde é importante que haja condições de comodidade para que professores e alunos possam desenvolver um processo de ensino-aprendizagem com todo o conforto”, apontou Mário Passos. O investimento foi de 518 mil euros, com a escola a ficar também equipada em termos de climatização.
No dia anterior, sexta-feira, o autarca havia já inaugurado a requalificação da EB1 de Castelões, onde a autarquia reabilitou os edifícios existentes, o sistema de instalação elétrica e de ventilação e climatização, num investimento de cerca de 312 mil euros.
Em Mogege o Município de Famalicão também intervencionou a Escola Básica e Jardim de Infância, uma empreitada que implicou a construção de duas novas salas, uma de atividades e outra para prolongamento e apoio ao Jardim de Infância, assim como a renovação no sistema de instalação elétrica e de ventilação e climatização, investimento de quase 480 mil euros.
As obras em Arnoso Santa Eulália e em Castelões foram objeto de candidatuira aprovada e são projetos cofinanciados pela União Europeia através do Programa Regional NORTE 2030.
Em Famalicão, o investimento na educação e na renovação do parque escolar do município tem recebido uma fatia significativa do orçamento municipal. Mário Passos apontou estas escolas como um exemplo de “de um conjunto de intervenções estruturantes que estamos a promover para garantir uma educação com cada vez mais qualidade em Vila Nova de Famalicão. É um compromisso que assenta na qualificação da nossa população, porque é o único caminho para um território cada mais vez capacitado”.
Recorde-se que o Município tem no terreno a requalificação e ampliação da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado em Joane, mas também outras importantes intervenções como a da Escola Básica do 1.º Ciclo Senador Sousa Fernandes, a construção do novo JI Delães e do novo Centro Escolar de Brufe.