A freguesia de Requião, em Vila Nova de Famalicão, viveu sábado um dia festa com a inauguração do novo Centro Social Paroquial. O novo equipamento que vai servir as crianças e os idosos da freguesia e localidades vizinhas é o mais recente motivo de orgulho da população requionense, que fez questão de marcar presença, em massa, na cerimónia. Quem também esteve presente foi o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, o Arcebispo Primaz D. Jorge Ortiga, o diretor do Centro Distrital da Segurança Social, Rui Barreira, em representação do ministro da solidariedade social, entre muitos outros convidados.
Esta obra representa “uma resposta da comunidade paroquial desta freguesia às necessidades das pessoas. Uma infra-estrutura de apoio social, que visa apoiar as crianças da freguesia no seu crescimento, e garantir a máxima qualidade de vida possível aos seniores desta e de outras freguesias do concelho. Assim se faz o verdadeiro serviço comunitário, assim se faz a verdadeira solidariedade”, assinalou Armindo Costa elogiando o trabalho de parceria realizado entre a Igreja, a Câmara Municipal e a Segurança Social. Esta foi, de resto, a tónica que marcou as várias intervenções, com Rui Barreira, por parte da Segurança Social, e o próprio D. Jorge Ortiga a destacarem também excelente trabalho desenvolvido em cooperação.
Para o presidente da Câmara Municipal, o concelho de Famalicão “tem hoje uma rede de equipamentos sociais que podemos considerar de luxo, que nos garante o desenvolvimento de um plano social abrangente e de qualidade, por todos reconhecido. O trabalho das paróquias tem sido a este nível determinante”. O autarca realçou ainda que “os centros sociais são um recurso público necessário e cada vez mais indispensável, pois a vida moderna não favorece o apoio familiar. As crianças têm que ter condições para um desenvolvimento equilibrado; os idosos precisam de amparo e de assistência permanente. Aqui encontram quem os ajude, quem lhes proporcione qualidade de vida e quem lhes ocasiona espaço e condições para o lazer e para a convivência. Aqui teremos um saudável cruzamento de gerações. E deste encontro e convívio resultará naturalmente uma comunidade mais coesa e mais forte.”
Refira-se que o Centro Social Paroquial dispõe de uma área total de 2242.30 m2, estando equipado com creche com capacidade para 33 crianças, Centro de Dia para 30 utentes, e lar residencial com capacidade para 17 utentes em quartos duplos ou individuais e um terraço panorâmico. Tem ainda um serviço de Apoio Domiciliário para doentes acamados ou com mobilidade reduzida. A obra representou um investimento total superior a 2 milhões de euros, co-finanfiado pelo Programa PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais) que canalizou uma verba de 650 mil euros e comparticipado pela Câmara Municipal com uma verba de 150 mil euros.
Refira-se que nos últimos anos, foram investidos em Famalicão cerca de 13 milhões de euros na construção de mais de 10 valências sociais: novos jardins-de-infância, novos centros para idosos, serviços de apoio ao domicílio, infraestruturas de apoio e melhorias no espaço público.