O SEU LUGAR
Cultura e Turismo

Museu Bernardino Machado recebe quase meio milhar de livros do neto do seu patrono

10-03-2023
O Museu Bernardino Machado vai receber uma coleção de 493 obras literárias da biblioteca particular de Manuel Machado Sá Marques, neto do patrono do museu famalicense. A doação destes documentos, que se encontravam em Lisboa, foi aprovada ontem, em Reunião da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, e servirá para reforçar o acervo literário da unidade museológica municipal.


A coleção inclui exemplares raros de obras em torno de temas como a história de Portugal, o republicanismo, o salazarismo, a monarquia portuguesa, entre outros, e, após as devidas diligências, ficarão disponíveis para consulta no Museu Bernardino Machado.

Refira-se que a doação deste património literário, estimado em 7.400€, partiu da herdeira de Manuel Machado Sá Marques, que entregou estes bens culturais ao museu famalicense com o propósito de fazer cumprir a vontade demonstrada por ele, de “enriquecer os instrumentos de consulta e investigação do Museu” dedicado à memória do ex-Presidente da República.

A integração destes bens no acervo da unidade museológica dedicada a Bernardino Machado, figura política com fortes ligações a Vila Nova de Famalicão, vem ampliar e enriquecer o conhecimento sobre o patrono da instituição e garantir a preservação e salvaguarda deste património.

6047 leituras