Comunicação /
Notícias
Breves
Cultura e Turismo
Festival Internacional de Órgão celebra 10 anos com concertos em Famalicão
01-10-2024
Na sexta-feira, dia 4 de outubro, pelas 21h30, haverá “Sonatas da Chiesa” na Igreja Matriz Antiga de Famalicão, com a presença de Raquel Cravino, no violino barroco, e Daniela Oliveira, no órgão.
No dia seguinte, 5 de outubro, a Igreja Paroquial de Ribeirão acolhe o concerto “Júbilo Mozartino”, também pelas 21h30, que vai contar com direção do diretor artístico do Festival, Rodrigo Teodoro de Paula, que estará acompanhado pela organista Sara Johnson Huidobro, a soprano Cécile Achille e a Orquestra da Universidade do Minho.
O concerto de encerramento da 10º edição do FIO acontece na Igreja do Mosteiro de Landim, no domingo, dia 6 de outubro, com “Concertos Barrocos”, às 16h00, pelo organista Javier Artigas e o Com.Cordas Ensemble. Neste dia também terá lugar a inauguração pós-restauro do realejo histórico, do século XIX, existente no local.
Recorde-se que o FIO - Festival Internacional de Órgão é um evento cultural que une, há 10 anos, os concelhos de Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso através da música de órgão. Desde a sua criação, o festival tem sido um espaço de encontro entre o tradicional e o contemporâneo, onde intérpretes de renome nacional e internacional partilham o palco com jovens talentos, criando um diálogo musical rico e inspirador, proporcionando uma plataforma única para o encontro de talentos e para a promoção da música de órgão em toda a sua diversidade, servindo de incentivo à valorização do património musical e ao restauro de inúmeros órgãos existentes nesta região.
Organizado pela Tagus-Atlanticus Associação Cultural e pela empresa JMS Organaria, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e de Santo Tirso, para além dos concertos clássicos em igrejas da região, a 10ª edição do festival, que decorre de 15 de setembro a 5 de outubro de 2024, também inclui concertos didáticos na Escola Básica de São Tomé de Negrelos (Santo Tirso) e no Agrupamento de Escolas Terras do Ave, em Pedome (Famalicão).