O SEU LUGAR
Cultura e Turismo

Festival BINNAR acontece em Famalicão de 7 a 26 de novembro

03-11-2023

O festival artístico BINNAR está de regresso para a oitava edição. A iniciativa acontece de 7 a 26 de novembro, em vários espaços famalicenses, e a entrada é livre em todos os eventos e atividades.

O BINNAR arranca com a exposição “NOW”, patente de 7 a 23 de novembro na galeria da Casa-Museu Soledade Malvar, em Famalicão, que inclui trabalhos de Filipo Riniolo, Hagen Klennert, Ilhan, Laura Hyunjhee Kim + Chris Corrente, Lou Liska, Mathilde Bjerre, Maxime Michelet, Pia Birta, Rita Barbro Wilcke, Rosadina Güere e Virginia Cirino.

Segue-se, no dia 9 de novembro, pelas 21h45, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, um filme-concerto em parceria com o Cineclube de Joane, protagonizado por Azurara, projeto musical de Vítor Nuno Santos e Filipe Ferreira, que se junta ao cineasta Carlos Amaral para criar paisagens sonoras e visuais, tendo como inspiração o filme de Júlio Alves: “Diálogo de Sombras” (Portugal, 2023).

Já no dia 11 de novembro, pelas 23h00, o duo Doctors of Space subirá ao palco do CRU – Espaço Cultural.

Na semana seguinte, a Fundação Castro Alves acolhe, no dia 18, pelas 22h00, um concerto da cantautora galega, Su Garrido Pombo, que se fará acompanhar de uma guitarra e de pedais de efeitos, numa proposta musical íntima e próxima do público.

A edição deste ano termina ao som de Adolfo Luxúria Canibal e Marta Abreu que vão interpretar o disco desenvolvido por ambos, “Goela Hiante” (2020), no domingo, 26 de novembro, pelas 18h00, no Mosteiro de Arnoso (Santa Eulália).

De mencionar, ainda, que o BINNAR também terá passagem pela OFICINA – Escola Profissional do INA com a masterclass e performance de Hugo Paquete (Dark Energy Synthesis) e pelo ACE – Academia Contemporânea do Espetáculo, com a masterclass de Carla Magalhães (Dentro e Fora da Caixa). Para mais informações, assim como reservas externas (não alunos), deverá enviar email para: info.binnar@gmail.com .

Refira-se que o festival BINNAR realiza-se em Vila Nova de Famalicão desde 2016. Ao longo dos anos, o festival tem agregado várias parcerias e diferentes espaços da cidade e do concelho, entre os quais, museus, galerias, fundações, escolas, entre outros, de forma a apresentar um programa que junta artistas consagrados e emergentes.

Para mais informações, consulte www.binnar.org .

3828 leituras