Atualidade FEFAL com inscrições abertas para programa de formação para eleitos locaisCultura e Turismo Eixo do Jazz vence ‘Programar em Rede’ com projeto que une a música à literaturaAtualidade Ribeirão inaugura escultura que celebra a identidade da vilaAção Social Famalicenses ajudam a concretizar desejos de Natal e levam alegria a mais de 200 criançasSegurança e Proteção Civil PSP de Famalicão já está a funcionar na renovada esquadraDesporto Ana Azevedo recebida por Mário Passos após conquista histórica no Mundial de Futsal FemininoJuventude Natal chegou mais cedo para as crianças da CPCJ de FamalicãoSolidariedade Câmara entrega cabazes solidários a cerca de 5 mil famílias carenciadasAtualidade Município volta a levar Aldeia de Natal aos seniores do concelhoAtualidade Espírito natalício invadiu o Jardim da Câmara Municipal com atuação dos alunos do Centro Escolar Luís de CamõesAtualidade Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes com cerca de 1800 atendimentos em 2025 Fatura ambiental em Famalicão vai manter-se como uma das mais baixas da região Câmara Serviços municipais encerrados nos dias 24, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiroAtualidade Praça-Mercado Municipal com alteração de horários na época festivaAtualidade Época festiva com alterações na recolha de resíduosAtualidade Feira semanal com alteração de horário nos dias 24 e 31 de dezembroReabilitação Urbana Reabilitação da Quinta das Águas vence Prémio Januário Godinho.Desporto Aviso de trânsito | 9ª edição São Silvestre de FamalicãoEconomia Famalicão destaca empreendedorismo e inovação no Boosting Famalicão Made INSegurança e Proteção Civil Famalicão dá a conhecer “Laboratório Móvel de Proteção Civil” no XIII Encontro Nacional de Cidades e Vilas ResilientesCultura e Turismo Casa das Artes em JaneiroSaúde Município reafirma disponibilidade para apoiar reabilitação do Hospital de FamalicãoBem-Estar Animal Famalicão suspende adoções de animais durante o Natal Educação Mais de cinco mil alunos famalicenses participam no Corta-Mato Escolar
O SEU LUGAR
Educação

“Férias Inclusivas” animam o verão de três dezenas de jovens com necessidades educativas especiais

10-07-2025
As “Férias de Verão Inclusivas” são um programa municipal que decorre até ao final do mês de julho, especificamente preparado para alunos com necessidades educativas especiais, dinamizado a partir do CRE - Centro de Recursos Educativos.


Este ano o programa conta com um número ainda maior de alunos participantes, cerca de 3 dezenas de crianças e jovens provenientes de diferentes agrupamentos de escolas do concelho de Vila Nova de Famalicão.

A iniciativa envolve momentos e experiências significativas e lúdicas, especificamente preparadas para estas crianças e jovens, envolvendo técnicos especializados e os equipamentos existentes no CRE, com o objetivo de promover a inclusão, o convívio, o bem-estar e o desenvolvimento pessoal destes alunos.

"Estas férias são, acima de tudo, um espaço de partilha, descoberta e alegria, que valorizam cada criança e jovem pela sua singularidade, que permite a estas crianças e jovens estarem acompanhadas por técnicos especializados, ao mesmo tempo que permitem aos pais e encarregados de educação manter a sua atividade na interrupção letiva", salienta o Presidente de Câmara, Mário Passos. 

O programa é realizado com a colaboração de diferentes serviços da Câmara Municipal, como Divisão de Desporto, Biblioteca Municipal e a rede de Academias Seniores, que dinamizam sessões e partilham experiências enriquecedoras, proporcionando visitas e experiências como idas às piscinas municipais, ao recém-inaugurado Parque Aquático Infantil de Oliveira de São Mateus, à praia ou a espetáculos na Casa das Artes.

Durante estas semanas, os participantes poderão ainda desfrutar de atividades de musicoterapia, workshops de culinária, sessões de yoga, entre outras propostas que combinam lazer, aprendizagem e inclusão.

4177 leituras